Orçamento

Como vincular e desvincular um item do quantitativo a uma composição de custo

Por padrão, muitos dos insumos extraídos pelo AltoQi Visus já estarão associados a itens das tabelas de custos disponíveis no programa. Em alguns casos, contudo, é necessário realizar esse processo manualmente, ou então atualizar a vinculação para uma nova composição de custos. Para fazer isso:

  • Na Lista do quantitativo, clique com o botão direito sobre o insumo;
  • Selecione a opção Associar insumo ao quantitativo ou Associar composição ao quantitativo;


Naturalmente, se o item em questão é um insumo sozinho, você deve selecionar a opção  Associar insumo ao quantitativo . Caso contrário, o item da lista será uma composição de insumos e, portanto, você deve selecionar a opção  Associar composição ao quantitativo . Na janela que se abre, você deve selecionar qual item será associado.


Note que você pode pesquisar a referência por descrição ou código no campo  Pesquisar . Além disso, em  Filtro  você consegue definir de qual tabela provêm os elementos mostrados abaixo. Por fim, o programa também avisará caso a unidade de orçamento é diferente da unidade do quantitativo, visto que isso impossibilita a definição do preço:

  • Na tabela, selecione o insumo ou composição que será associado e clique em Adicionar;
  • Feito isso, atualize o orçamento para contabilizar as mudanças realizadas. 


Desvinculando um item do quantitativo

Ainda, em alguns casos é necessário desvincular um item do quantitativo do seu projeto de orçamento. Para isso, também pode-se realizar esse processo manualmente, conforme os passos abaixo:

  • Na Lista do quantitativo, clique com o botão direito sobre o insumo;
  • Selecione a opção Limpar insumos ou composições associadas;


Alterações no modelo IFC

As vezes é necessário realizar alterações no modelo IFC e exportarmos novamente. Dessa forma, ao importar novamente no AltoQi Visus e atualizar o modelo, é possível que as composições percam a sua associação.

Isso acontece, pois as associações das composições de custo aos quantitativos são gerenciadas pela descrição do quantitativo, no AltoQi Visus. Ou seja, se uma composição de custo ou insumo "X" for associada à um determinado quantitativo com a descrição "A", o software registrará que a composição ou insumo "X" foi associada ao quantitativo com a descrição "A"Dessa forma, toda vez que aparecer um quantitativo com a mesma descrição, o software fará a associação dessa composição ou insumos ao quantitativo, de forma automática. 
Quando atualizamos o IFC no AltoQi Visus, é possível que muitos dos elementos sofram alterações nas propriedades, que resultarão em diferentes descrições dos elementos no software. Como a descrição do quantitativo estará diferente da descrição "A", por exemplo, o mesmo não reconhecerá a composição de custo ou insumo associado e o quantitativo perderá o vínculo inicial.

Sendo assim, quando isso acontece, é necessário associar novamente a composição de custo ou insumo ao quantitativo.