Peças

Como solucionar a mensagem "Esta peça está em uso no momento e não pode ser editada"?

Em alguns casos a mensagem " Esta peça está em uso no momento e não pode ser editada " pode ser apresentada na janela  Cadastro , por exemplo, ao tentar fazer alguma alteração na simbologia 3D de uma peça.



Neste artigo será ensinado como retirar a mensagem apresentada a partir da localização da peça no croqui e sua respectiva exclusão posteriormente. Porém, outra alternativa que pode ser considerada é copiar e colar a peça em questão, realizar as alterações na simbologia 3D e depois substituir no croqui a peça anterior pela nova conforme o artigo Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada?.

Como solucionar a mensagem "Esta peça está em uso no momento e não pode ser editada"?

  • Verifique o nome da peça para a qual a mensagem é apresentada. No exemplo deste artigo, a mensagem foi apresentada ao tentar trocar a simbologia 3D de um Hidrômetro individual - 1,5m³/h - 1" x 3/4" (VN=0,75 m³/h).

  • Clique em OK e feche a janela Cadastro.
  • No croqui de projeto, acesse a guia Operações, grupo Peças, comando Gerenciador de peças .
  • Na janela Gerenciador de peças, localize a peça desejada e clique sobre esta. Neste exemplo, Hidrômetro individual - 1,5m³/h - 1" x 3/4" (VN=0,75 m³/h). Em seguida, clique no comando Limpar peças, conforme destacado na imagem abaixo. Esse procedimento fará com que a peça seja apagada do seu croqui e possibilitará sua edição no cadastro.

  • Feito isso, salve o projeto  e feche-o através da guia Arquivo, opção Fechar, seguida da opção Fechar projeto corrente.
  • Abra o projeto novamente.

Verifique que agora é possível editar a peça sem a apresentação da mensagem, conforme destacado abaixo para o exemplo deste artigo.


Caso a mensagem continue após o procedimento acima

  • Feche o projeto conforme o procedimento da imagem abaixo:

  • Com o projeto fechado, abra novamente a janela Cadastro e realize o procedimento de exclusão conforme descrito anteriormente.

Realizando o procedimento descrito acima será possível solucionar a mensagem "Esta peça está em uso no momento e não pode ser editada".