Relatórios | Como alterar o template dos relatórios?
Ao confeccionar os relatórios do orçamento, o AltoQi Visus utiliza como base os templates padrão do programa. De todo modo, é sempre interessante que esses templates estejam de acordo com a padrão estético preferido pelo orçamentista. Por isso, o AltoQi Visus permite que você altere-os de maneira simples em qualquer editor de planilhas, como o Excel, por exemplo.
Acessando os arquivos de Template
Os templates ficam salvos no seguinte caminho: Documentos do seu computador e então QiVisus\Template (pt-BR). Nesta pasta, você poderá encontrar os templates para relatórios de quantitativos, orçamentos e planejamento

Os templates de relatórios, também podem ser facilmente acessados através da janela de gestão de templates de relatórios oferecida pelo software ao gerar um relatório qualquer.

Nesta janela, você poderá acessar a pasta onde os templates são salvos, através do botão: Gerenciar Templates.
Já o botão Editar Template abrirá o arquivo template selecionado de modo que posamos realizar as edições de seus campos.
Editando o Template

- A planilha conta com indicações de texto que representam o título dos campos. Podemos identificar, por exemplo, Título, Obra e Cliente. Essas indicações serão copiadas tal qual mostradas no template para o relatório final. Esses são campos estáticos, ou seja, não mudam, de modo que normalmente serão usados como rótulos para os campos que irão ser alterados;
- As indicações entre <> representam campos que serão preenchidos automaticamente pelo Visus Cost Management. Assim, você informa onde as informações serão posicionadas e o programa irá preencher a célula que contém a chave com as informações referentes ao projeto. Podemos identificar, por exemplo, <nome_obra>, <cliente> e <endereco>;
- Note que o ícone do AltoQi Visus também foi inserido na planilha. Ele pode ser trocado pela logomarca de sua empresa;
- As chaves de coluna são usadas para posicionar informações referentes aos itens do orçamento. Elas também estão entre <> para denotar uma informação variável e é por meio delas que você definirá a ordem das informações na planilha. No exemplo acima, podemos identificar <col_item>, <col_tabela> e <col_tipo>;
- As chaves de nível representam a formatação que será utilizada para cada nível hierárquico do orçamento.
- Todas as características estéticas da planilha serão utilizadas na hora de confeccionar o relatório. Isso significa que você também tem liberdade para formatar texto (fonte, cor da fonte, tamanho, formato, quantidade de casas decimais, etc) e células (cor de preenchimento, contorno, mesclagem, etc).
Quais campos posso adicionar ao meu template?
Download:
Salve o template personalizado
Uma vez realizadas as alterações:
- Salve um cópia da planilha na mesma pasta de templates.
- Ao gerar um novo relatório, selecione o template editado:

Perguntas frequentes
1- Como exportar colunas personalizadas nos relatórios do Visus Cost?
R: As tags utilizadas para incluir as colunas personalizadas nos templates de relatório, bem como outras orientações de exportação, são indicados no artigo: Colunas personalizadas no AltoQi Visus Cost Management. Basta incluir as tags das colunas personalizadas no cabeçalho das colunas, junto às demais.
2- É possível criar um quadro resumo do orçamento no relatório?
R: Sim. No template do relatório de orçamento, o relatório deve conter duas abas: uma para o relatório completo e outra para o resumo. Cada aba com uma tag específica:
- Relatório completo: <pag_orcamento>
- Quadro resumo: <pag_orcamento_resumo>
Obs: atualmente os templates padrão do Visus Cost não apresentam quadro resumo, entretanto os usuários já podem criar seus quadros em uma nova aba.
Na aba do quadro resumo, são admitidas as mesmas colunas do relatório completo de orçamento. Entretanto, por se tratar de um resumo, recomenda-se a utilização das colunas que melhor sintetizam o orçamento.
Nas linhas do quadro, podem ser incluídos as tags de linhas dos níveis da EAP que deseja manter no quadro resumo.
Por exemplo, se deseja manter no quadro resumo as informações apenas do nível 1 da EAP, devem ser incluídos as tags <ln_nivel_1>. Se deseja apresentar o nível 1 e 2 da EAP, então incluir as tags <ln_nivel_1> e <ln_nivel_2>, sempre seguindo esta lógica

