Cortes, detalhes e esquemas

Como inserir um corte editável no AltoQi Builder (detalhe corte)?

O corte editável é um recurso disponível para as disciplinas de projeto  Hidráulico Sanitário Fiação Incêndio Gás  e  SPDA , no qual é possível lançar e editar os lançamentos conforme desejado pelo projetista. Existem duas maneiras de inserir este tipo de corte, a partir do comando " Detalhe corte " e a partir do comando " Detalhe isométrico ", as quais serão apresentadas neste artigo.



Inserção a partir do comando "Detalhe corte"

O corte editável pode ser inserido através do comando "Detalhe corte" como demonstram os passos a seguir.

  • Com o croqui de projeto da respectiva disciplina aberto, acesse a guia Operações, grupo Detalhe, comando Detalhe corte;

  • Defina três pontos no desenho, indicando a abrangência do detalhe corte, como indicado na figura exemplo abaixo;

Observação: O título do detalhe corte segue o padrão definido para o detalhe isométrico da respectiva disciplina de projeto. Neste exemplo, H3, pois se trata de um Detalhe Isométrico hidráulico e, portanto, se comportará como tal. Para personalizar o estilo do corte, acesse o artigo Como personalizar a indicação de cortes em planta baixa.
  • Finalizada a criação do corte, selecione a sua representação no croqui de projeto e acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  • Na janela Propriedades, é possível personalizar o detalhe conforme desejado;

  • Clique duas vezes sobre os limites do detalhe corte para abrí-lo.

O corte será aberto com todos os comandos das guias Lançamento e Operações habilitados para utilização.

Inserção a partir do comando "Detalhe isométrico"

Os passos a seguir demonstram como transformar um detalhe isométrico em um corte editável.

  • Insira um detalhe isométrico, da mesma maneira que é ensinado no artigo Criando um detalhe isométrico;

  • Clique duas vezes sobre os limites do detalhe isométrico para que este seja aberto;
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede, e altere o ângulo de rotação para uma das vistas "Frontal", "Traseira", "Esquerda", "Direita", como demonstra a figura abaixo;


Após alterar a rotação do detalhe, o resultado será o mesmo obtido pelo procedimento anterior do presente material, como mostra a imagem abaixo.

Quando o detalhe isométrico estiver com uma vista de corte definida, a sua representação em planta baixa será alterada, indicando que é um detalhe corte, como exemplificado na figura abaixo.



Neste artigo foram demonstrados dois procedimentos diferentes para obter o detalhe corte (corte editável) na plataforma AltoQi Builder.