Orçamento

Como definir o que está sendo considerado no custo total do orçamento?

Durante o estudo de viabilidade ou contratação de uma obra é de grande importância que tenhamos posse da maior quantidade de informações possíveis. Entre todas as informações disponibilizadas no orçamento de uma obra, podemos destacar os custos atribuídos a execução e materiais.

Em determinadas situações, faz-se necessário analisar separadamente os custos gerados pelos materiais e execução de um empreendimento, tendo em vista, que nem sempre os contratos serão em regime de empreitada global. Por vezes os contratos podem conter terceirizações ou subdivisões de etapas e serviços. Pensando nisso, o AltoQi Visus permite que sejam visualizados de forma  individual ou combinado dos insumos. Para isso:

  • Acesse a janela de configurações, clicando sobre o comando Configurações (botão ) localizado na barra de ferramentas superior;
  • Na janela que se abre, acesse a  aba Orçamento e Sistema, na seção Calcular custo total considerando os tipos, selecione as opções desejadas.


Configurando os critérios de precisão do orçamento

Nesta janela, também podemos configurar os critérios de precisão  do banco de dados e da lista de orçamento, assim como o número de casas decimais. Para isso, selecione uma das opções disponíveis na seção Critérios de precisão (Listas de orçamentos):


  • Arredondamento truncando valores: O programa irá descartar os dígitos que estiverem além do número de casas decimais definidas no item Número de casas decimais;
  • Arredondamento sem truncamento: Os valores serão arredondadas de acordo com o número de casas decimais definidas;
  • Sem critérios de arredondamento: O número de casas decimais definidas será desprezado e serão utilizadas todas as casas decimais contidas no valor.

Após definir as configurações desejadas, clique no botão OK para fechar a janela configurações, posteriormente clique no comando Atualizar lista (botão )para atualizar as listas conforme as configurações definidas.

Quanto maior o número de casas decimais, maior será a precisão do orçamento, portanto valores sem critérios de arredondamento, tendem a ser mais precisos que os arredondados, que por sua vez, serão mais precisos que os valores truncados.