Lista de quantitativos

Como gerar a lista de quantitativos no AltoQi Visus?

Antes de iniciarmos de fato nos fluxos de trabalho da ferramenta, reforçamos o conceito de Interoperabilidade BIM através de modelos IFC.


Conceitos Importantes

Interoperabilidade BIM (Building Information Modeling) refere-se à capacidade de diferentes sistemas, softwares e disciplinas no setor da construção civil de trocarem informações e trabalharem em conjunto de forma harmoniosa e eficiente, mesmo que utilizem plataformas e tecnologias distintas. No contexto de BIM, o padrão IFC (Industry Foundation Classes) é uma estrutura de dados aberta e amplamente aceita que possibilita essa troca de informações entre ferramentas de modelagem 3D e sistemas de gestão.
O modelo IFC facilita a interoperabilidade ao fornecer um formato neutro de arquivo que pode ser interpretado por diferentes softwares BIM. Isso permite que arquitetos, engenheiros, construtores e outros profissionais compartilhem modelos digitais, dados de projeto e especificações sem perda significativa de informações e sem precisar de ferramentas idênticas. Em resumo, a interoperabilidade via IFC aprimora a colaboração e comunicação, reduz erros e retrabalhos, e promove a integração eficiente entre todos os participantes do projeto.
 

Como o AltoQi Visus retira os quantitativos dos modelos IFC?

 
Ao importar um arquivo IFC no Visus Cost Management o programa realizará a leitura dos parâmetros de cada objeto do modelo, exportado pelo software de modelagem.  
O AltoQi Visus retira os quantitativos do arquivo IFC a partir de regras inteligentes e personalizáveis de medição e descrição dos objetos, que utilizam as propriedades dos elementos para extrair as informações de quantitativos. Por esta razão a importância de trabalharmos com modelos que contenham informações de qualidade.

Para consultar as propriedades dos elementos, basta:

1 - Selecione o objeto que deseja consultar;
2 - Acessar a guia Metadados:

Neste ambiente serão apresentadas todas as propriedades do elemento selecionado e seus respectivos valores. Estas são as propriedades que poderemos utilizar para criar regras de extração de quantitativos. 

1-Nov-14-2024-01-56-40-0095-PM


As regras, por sua vez, são configuradas através do filtro de extração de dados acessados pelas Regras do Modelo. 

2-Nov-14-2024-02-04-35-0400-PM

Para conhecer o filtro de extração de dados em detalhes e aprender como podemos criar estas regras, recomendamos a leitura do artigo: Conhecendo a janela filtro de extração de dados

 

Gerando a lista de quantitativos

Realizada a configuração das regras de extração de quantitativos, a geração da lista se dará automaticamente com um clique: Clicando no comando Atualizar lista. O software irá gerar a lista de quantitativos com base nas regras configuradas e os parâmetros existentes nos modelos importados. 

3-Nov-14-2024-02-18-48-8844-PM