Banco de dados

Como criar um novo insumo?

O AltoQi Visus conta com insumos cadastrados provenientes de tabelas oficiais, como SINAPI, SICRO, SIE-SC, entre outras. Contudo, essas tabelas nem sempre contam com todos os insumos necessários para realizar um orçamento, sendo necessário cadastrar novos para viabilizar a elaboração do orçamento.

Para fazer isso:

  • Acesse o Banco de dados (botão );
  • Acesse a guia Insumos.

Nesta janela, você terá acesso a todos os insumos do projeto, sendo que você pode filtrá-los por tabela. Note que o programa disponibiliza também a tabela PRÓPRIA, que irá reunir todos os elementos cadastrados pelo orçamentista. Esta distinção permite que você separe os seus insumos dos demais.


Para criar um novo insumo:

  • Clique em Adicionar item (botão );

Um novo insumo será criado, onde você pode configurar as informações necessárias para que seja utilizado no orçamento.


  • Em Controle, será permitido bloquear e desbloquear um item selecionado e inserir uma justifica para o mesmo.
  • Em Código, será mostrado o código do insumo. Ele será utilizado como referência para o insumo e não pode ser alterado.
  • Em Tabela, é mostrado de qual tabela vem o insumo. No nosso caso, será sempre mostrado PRÓPRIA pois estamos criando esse insumo.
  • Em Descrição, você deve inserir o nome do insumo. É importante que ele seja claro e descritivo, pois será utilizado tanto no fluxo de trabalho do QiVisus, quanto nos relatórios;
  • Em Unid, você deve definir qual a medida do insumo que você está cadastrando. Caso seja concreto, por exemplo, você deve selecionar . Caso sejam lâmpadas, un.
  • Em Preço, você deve inserir o preço correspondente à uma unidade que foi selecionada em Unid.
  • Em Tipo, você deve selecionar se o insumo corresponde a um Material, ou à Execução;
  • Em Origem do preço, você deve definir a maneira com que o preço foi obtido;
  • Em Data Atualização, você irá definir a data da sua última consulta de preço. Isso é importante para garantir que os preços utilizados nos insumos estão atualizados;
  • Em Ativo, você irá definir se o insumo está, ou não, sendo utilizado no orçamento. Esta opção pode ser utilizada para desabilitar insumos sem precisar excluí-los, o que é interessante quando se deseja manter um histórico dos insumos cadastrados.