Banco de dados

Como editar uma composição?

Normalmente, o orçamentista conta com um banco de dados listando as composições que serão utilizadas na obra. Contudo, nem sempre as composições disponíveis refletem o que será de fato utilizado na obra. Isso acontece com certa frequência ao orçar edificações com itens diferenciados, que resultam em valores muito diferentes daqueles estimados pelas composições que temos à mão.

O que podemos fazer, então, é utilizar uma composição de base para criarmos nossa composição própria. Para isso:

  • Acesse o Banco de Dados (botão );
  • Acesse a aba Composições;
  • Selecione a composição que será editada e clique em Duplicar elemento selecionado (botão).

Feito isso, a composição será duplicada. Note que, ao duplicar uma composição, ela será sempre considerada como Própria, mesmo que a composição de origem tenha sido a tabela do SINAPI, SICRO, entre outras. Isso é importante pois garante que os bancos de dados oficiais não serão alteradas.

Com a composição nova selecionada, os seus componentes serão exibidos na parte inferior da janela, juntamente às ferramentas de edição.


  • Em Adicionar insumo (botão ), você pode adicionar um insumo já criado à composição. Caso você deseje adicionar um insumo que ainda não esteja disponível em sua base, será necessário criá-lo de antemão de acordo com o procedimento exposto no artigo Como criar um novo insumo?
  • Em Adicionar composição (botão ), você pode adicionar uma composição já criada. Da mesma maneira, se ela não estiver disponível, você deverá criá-la assim como mostra o artigo Como criar uma nova composição?
  • Em Apagar item selecionado (botão ), você pode remover os itens que foram adicionados.

Com essas ferramentas, você já deve conseguir personalizar sua composição para adequá-la ao orçamento. Vale ainda ressaltar que a composição original, da qual copiamos as informações, continua disponível na tabela de origem, de modo que ainda poderá ser selecionada para outras aplicações. 

Além disso, a criação da nova composição não é suficiente para que o orçamento seja atualizado. Ainda é necessário atribuir a nova composição aos itens desejados, procedimento que você encontra no artigo Como vincular e desvincular um item do quantitativo a uma composição de custo.