Configurações

Como configurar o lembrete para salvamento do projeto na plataforma AltoQi Builder?

Para evitar que algumas situações inesperadas como quedas de energia ou outros desligamentos repentinos do computador resultem na perda de todo um lançamento feito em determinado projeto, e até mesmo de um dia inteiro de trabalho, é importante que, frequentemente, seja realizado o salvamento do arquivo em que se está desenvolvendo o projeto.

A fim de criar uma rotina de lembrança para o salvamento, o programa AltoQi Builder possibilita a definição de um lembrete de salvamento, cujo funcionamento pode ser configurado pelo usuário, seja com relação ao intervalo entre as lembranças ou à exibição ou não desse lembrete.

Para configurar esta função do programa AltoQi Builder, siga os procedimentos abaixo.

  • Acesse a janela Configurações, através da guia Arquivo, opção Configurações...;

  • Na aba Sistema, selecione a opção Preferências e procure pela configuração relacionada com o lembrete de salvamento, no grupo Edificação;

  • Defina se você deseja que o lembrete seja apresentado ou não a partir do campo Lembrete para salvar e, caso sim, a Frequência (min) com que você gostaria que o lembrete fosse exibido.

Outra função que pode ser adotada junto a este lembrete é a de criação de uma cópia de segurança completa da edificação projetada. A criação de cópias de segurança é tão importante quanto o salvamento do projeto uma vez que, em situação de possível corrompimento do arquivo de projeto, possuir uma cópia de segurança recente pode permitir a retomada dos lançamentos a partir de versão próxima ao momento da perda. O artigo Como criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder? traz o procedimento para criação e abertura de cópias de segurança.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível habilitar e desabilitar o lembrete de salvamento, bem como definir a frequência desse.