Outros

Como utilizar o Módulo Incêndio de acordo com a NTCB n°19/2020 do Estado do Mato Grosso

 Norma Técnica do Corpo de Bombeiros número 19/2020 do estado do Mato Grosso solicita que os projetos de combate a incêndio utilizem hidrantes com jato regulável. O programa tem disponível no cadastro este tipo de hidrante, no entanto o projetista inicialmente deve escolher o fabricante de quem será utilizado o esguicho e caso necessário realizar ajustes no cadastro de peças para adequar o cadastro de acordo com a peça escolhida.

Esta situação é necessária, pois na região existem diversos fabricantes que efetuam considerações próprias e valores próprios para determinar o valor de diâmetro do esguicho utilizado para cálculo da rede.

Os hidrantes cadastrados no programa são indicados pelo tipo de sistema de proteção em função da sua vazão mínima. Um dado presente no cadastro do hidrante que influencia diretamente no dimensionamento do sistema, como a perda de carga, é o valor atribuído para o diâmetro do esguicho. Tal diâmetro foi definido em função do fator K e pressão do projeto.

A  Tabela 1 da NTCB nº 19/2020 abaixo define o diâmetro utilizado para o esguicho para efetuar o dimensionamento em função do tipo de sistema de proteção.


O fator K é encontrado através da equação do orifício e o mesmo tem correlação com a vazão e a pressão mostrada na tabela acima.


Onde:

  1. K: fator de vazão do hidrante, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a.-1/2”;
  2. Q: Vazão l/min;
  3. P: pressão (m.c.a.);

Calculado o valor K, é necessário calcular o diâmetro para inserção no cadastro do Hidrante em questão no projeto.


Onde:

  1. D: Diâmetro do orifício (esguicho) em mm;
  2. Fator K: fator de vazão do hidrante, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
  3. Cd: Coeficiente do esguicho;

No Quadro 1 abaixo são apresentados todos os cálculos dos diâmetros de acordo com a norma técnica de Mato Grosso, segundo os tipos de sistema.

Quadro 1


Configurações para adequação à NTCB 19/2020 de Mato Grosso

Cadastro de hidrantes

Embora o programa já possua definidos os diâmetros dos esguichos dos hidrantes com jato regulável em seu cadastro de peças, para o estado do Bahia recomenda-se cadastrar um nova peça conforme o procedimento indicado abaixo, definindo o diâmetro do esguicho em função do fabricante escolhido. 

  • Acesse o menu Arquivo - Cadastro - aba Peças;
  • Localize no Grupo Incêndio, o hidrante que será inserido;
  • Utilize o comando Como "Copiar" e "Colar" uma peça do cadastro;
  • Na peça copiada altere o valor no campo "Diâmetro do esguicho", inserindo o valor, em centímetro, de acordo com os valores descritos no Quadro 1.

Nos projetos do Tipo 1 em que serão utilizados mangotinhos, torna-se necessário o cadastro da respectiva peça no programa AltoQi Builder, se desejado, acompanhando as orientações do artigo Exemplo: Cadastro de mangotinho no AltoQi Builder.

Para correta contagem na lista de materiais, o campo  Itens Associados  também pode ser atualizado no cadastro destes hidrantes, basta cadastrar um novo item do respectivo diâmetro do esguicho, conforme procedimentos do artigo  Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder .

A verificação de pressões no AltoQi Builder, já considera automaticamente a pressão na saída do esguicho do hidrante, atendendo desta forma a Nota 4 da Tabela 1 da NTCB. Esta informação é verificada no último trecho da planilha de pressões, conforme indicado no artigo Como é calculada a perda de carga do último trecho da planilha de pressão dos hidrantes?.


Configurando a quantidade de hidrantes e a velocidade limite

O dimensionamento adequado do sistema depende do preenchimento do " Número de hidrantes em uso simultâneo " considerado e qual o critério a ser tomado como referência pelo programa AltoQi Builder, se  Pressão mínima  ou  Vazão mínima . Essas informações podem ser alteradas conforme exibido no artigo  Alterando a quantidade de hidrantes em uso simultâneo .

Para configurar a velocidade máxima do escoamento nas tubulações, deve-se acessar o menu Arquivo - Configurações - Incêndio - Dimensionamento - Hidrantes, e alterar o valor  do campo Velocidade limite m/s), como destacado na figura abaixo.

Observação: De acordo com o item 5.3.6 da NTCB 19/2020 do Mato Grosso, a velocidade limite nas tubulações é de 5 m/s.
 

Neste artigo foram abordadas as principais alterações a serem realizadas no Módulo Incêndio para a realização de um projeto de hidrantes de acordo com a NTCB nº19/2020 do Estado do Mato Grosso.