Cargas

Cadastro de cargas típicas de paredes no Eberick

O Eberick permite  o lançamento de cargas de parede sobre lajes, barras ou vigas, calculando automaticamente o valor das cargas aplicadas sobre os elementos estruturais a partir de informações dos materiais que constituem a parede, de sua extensão e altura.

Para acessar o cadastro de cargas de parede, você pode adotar o seguinte procedimento:

  • Acesse a aba Estrutura e selecione o comando de Configurações de Sistema;
  • Selecione a opção Cargas típicas;
  • Acesse a aba Paredes.

Compreendendo o cadastro

A biblioteca de cargas típicas de paredes possui valores pré cadastrados como default na instalação do Eberick. Os valores dessas cargas baseiam-se nos parâmetros preconizados na NBR6120. O programa permite ainda que o projetista adicione, remova ou altere as cargas já cadastradas. Para isso, é importante compreendermos como funciona o cadastro de cargas de parede no programa.


O cadastro é dividido em campos, destacados na imagem acima e descritos abaixo:

  • Parede: campo destacado em azul na imagem, exibe a lista de paredes já cadastradas no programa;
  • Dados: campo destacado em verde na imagem, exibe o nome da parede selecionada no campo Parede. Este nome será exibido no lançamento de cargas de parede no croqui da edificação;
  • Cargas: campo destacado em amarelo na imagem, permite que o usuário insira o valor de carga por área para a parede selecionada no campo parede. O valor deve ser inserido em kgf/m²;
Observação : Caso a opção Obter a carga de parede a partir dos revestimentos esteja habilitada no campo revestimento, o programa irá desabilitar a edição do valor da carga por área de parede, uma vez que esse será determinado pela configuração dos revestimentos para o elemento.
  1. Revestimentos: campo destacado em laranja na imagem, permite que o usuário configure a espessuras das camadas de revestimento e enchimento, que deve ser inserido em cm, bem como seus respectivos pesos específicos, que devem ser cadastrados em kgf/m³;
Observação Caso a opção Obter carga de parede a partir dos revestimentos esteja desabilitada, o programa irá desabilitar a edição dos valores de espessura e de peso específico das camadas de revestimento e de enchimento. Dessa forma, a carga por área atribuída à parede selecionada será inserida diretamente no campo Cargas.
  • Adicionar/remover: botões destacados na cor vermelha na imagem, permitem que o usuário adicione uma nova parede no cadastro (+) ou remova a parede selecionada (-).

Adicionando uma nova carga de parede

Você pode adicionar novas cargas de parede seguindo o procedimento abaixo:

  • Selecione o comando Adicionar (+);
  • Atribua um nome para a carga adicionada;
  • Para informar a carga de parede, você pode proceder de duas maneiras diferentes:
    • Para inserir diretamente a carga por área de parede, desmarque a opção Obter carga de parede a partir dos revestimentos e insira o valor de carga no campo Cargas;
    • Para permitir que o programa determine a carga por área a partir dos dados de revestimento, habilite a opção Obter carga de parede a partir dos revestimentos e configure as espessuras e pesos específicos de cada uma das camadas. O valor de carga será calculado automaticamente pelo programa e exibido no campo Cargas.
  • Clique em OK, no rodapé da janela e a carga configurada estará disponível para lançamento.

Removendo uma carga de parede do cadastro

Para remover uma carga de parede do cadastro do Eberick, você pode adotar o seguinte procedimento:

  • Selecione a parede a ser removida no campo Parede;
  • Execute o comando Remover (-).

Alterando os dados de uma parede já cadastrada

Para alterar os dados atribuídos a uma parede já cadastrada na biblioteca de cargas típicas do Eberick, você pode adotar o seguinte procedimento:

  • Selecione o elemento que terá seus dados alterados no campo Parede;
  • Efetue as alterações necessárias no cadastro;
  • Clique em OK, no rodapé da janela. 

[Exemplo] Criando uma nova carga de parede com base na NBR6120:2019

Para exemplificarmos a criação de uma nova carga no Eberick, criaremos uma entrada para paredes de bloco cerâmico vazado, com 9cm de espessura. A parede ainda possuirá 2cm de revestimento interno e 2cm de revestimento externo, ambos constituídos de argamassa de cal, cimento e areia.

O procedimento pode ser realizado a partir dos seguintes passos:

  • Selecione a opção Adicionar (+);
  • Atribua um nome para a exibição da carga. Para esse exemplo, nossa carga será denominada Bloco cerâmico vazado (9cm + 2 x 2cm);

Para o nosso exemplo, manteremos habilitada a opção Obter carga de parede a partir dos revestimentos, dessa forma, o programa irá calcular a carga total a partir das espessuras e pesos específicos dos revestimentos e enchimento, que serão cadastrados de acordo com o procedimento abaixo:

  • Os revestimentos 01 e 04 terão espessura igual a 0, uma vez que estão previstas apenas uma camada de revestimento interno e outra camada de revestimento externo;
  • Os revestimentos 02 e 03 terão espessura igual a 2cm e peso específico igual a 1900kgf/m³, conforme preconiza a NBR6120:2019, em sua Tabela 1;

O enchimento terá 9cm de espessura e carga por área igual a 0,7kN/m² (70kgf/m²), de acordo com a Tabela 2 da NBR6120:2019. O peso específico, que deve ser inserido no cadastro do Eberick, pode ser obtido como a razão entre a carga por área e a espessura da parede, resultando no valor de 777,78kgf/m³.


Após a configuração das camadas, o programa irá informar automaticamente o valor da carga por área para a parede cadastrada. Para esse exemplo, o valor total será de 146kgf/m². O processo de cálculo adotado pelo programa para a obtenção desse resultado é o seguinte: