Peças

Lançamento de clorador como elemento genérico no projeto hidráulico

A plataforma AltoQi Builder possibilita o lançamento de um elemento genérico para representar uma conexão que corresponde a um equipamento cuja finalidade é genérica.

Lançamento de clorador como elemento genérico no projeto hidráulico

Ressaltamos que, para realizar o lançamento de um elemento genérico, a peça deve possuir a aplicação como Elemento Genérico no cadastro de peças, como detalhado no primeiro artigo desta série.
  1. Neste exemplo, por se tratar de um clorador em linha instalado na linha de retorno de piscina, o mesmo será lançado no croqui Hidráulico. Portanto, acesse o croqui de projeto Hidráulico;
  2. Acesse na guia Lançamento, grupo Pontos, o comando Elemento genérico ;
  3. Clique sobre a posição desejada para o lançamento no croqui de projeto Hidráulico;
  4. Para este exemplo, foi realizado o lançamento da peça "Modelo - Fabricante", cadastrada no primeiro artigo da série, sobre um conduto previamente lançado. Ressaltamos que o esquema de lançamento para o clorador deve ser consultado no seu manual técnico disponibilizado pelo fabricante.
Observação: Para realizar o lançamento manual de tubos no projeto, recomendados o acompanhamento da série de artigos Lançamento manual de condutos em planta baixa no AltoQi Builder.
  1. Ao gerar a Visão 3D (Visualização 3D) do projeto, o Clorador em linha possui a representação paramétrica de acordo com as dimensões cadastradas, conforme a figura abaixo.
Observação:  Para cadastrar uma simbologia 3D no Clorador, recomendamos o acompanhamento dos artigos Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça e Como exportar uma família do Revit para criar uma nova simbologia 3D no AltoQi Builder.
  1. Caso o Elemento Genérico não seja lançado sobre um tubo, este possuíra no croqui a simbologia 2D de um círculo (10 cm de diâmetro), independentemente do formato definido no cadastro, se Circular ou Retangular. Caso seja necessário cadastrar uma nova simbologia, recomendamos realizar os procedimentos do artigo Criação de simbologia no AltoQi Builder.
Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível lançar um elemento genérico no programa AltoQi Builder.
A cópia de segurança do arquivo de projeto do exemplo utilizado neste artigo está anexada a este artigo.

Download: