Preventivo

Como alterar a simbologia do extintor na prancha de impressão?

Os extintores fazem parte do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) e, no programa AltoQi Builder, estes elementos podem ser lançados a partir da guia Lançamento.

As simbologias 2D e 3D por padrão disponibilizadas para o lançamento podem ser visualizadas, respectivamente, na imagem abaixo. 

De acordo com a NBR 14100:1998, o extintor possui um símbolo gráfico para projeto. Conforme imagem acima, a simbologia 2D no AltoQi Builder apresenta o símbolo gráfico padrão e a própria simbologia realista do extintor para que o projetista tenha uma noção maior de espaço durante o projeto. Neste artigo será abordado o procedimento para que a simbologia 2D seja representada apenas como símbolo padrão de um extintor, conforme imagem abaixo, para apresentação do projeto PPCI em prancha conforme orientações da NBR 14100:1998. 

A seguir serão apresentados dois procedimentos para a alteração da simbologia do extintor na prancha de impressão.


Configuração dos níveis de desenho

O primeiro procedimento é indicado para projetistas que desejam ter a noção de espaço da peça do extintor durante o desenvolvimento do projeto. Porém, na visualização de impressão (prancha), apenas o símbolo padrão do extintor é exibido.

  • Lançados os extintores no projeto, acesse na guia Desenhos, grupo Níveis, o comando Níveis;
  • Localize o nível de desenho definido ao extintor, por exemplo, PI-Extintor, padrão do programa AltoQi Builder;
  • Altere a opção definida em Cor de impressão para Fundo, conforme a imagem abaixo. Caso necessite a apresentação da simbologia simplificada também para o croqui, altere a opção definida em Cor para Fundo.

  • Finalizado o ajuste, clique em OK para salvar a alteração.

Alteração da simbologia da peça 

Alteração aplicada no croqui e, simultaneamente, na prancha de impressão. 

  • Selecione o extintor lançado no projeto;
  • Acesse na guia Operações, grupo Peças, o comando Definir peças;
  • Na janela Peça que será apresentada à direita, clique sobre a simbologia simplificada, conforme a imagem abaixo. Mais informações no artigo Como alterar a simbologia de uma peça lançada no projeto.

  • Por fim, se desejado gera as pranchas para o projeto, acompanhe as orientações do artigo Como selecionar uma margem para gerar as pranchas no AltoQi Builder.

Realizando os procedimentos descritos neste artigo, as pranchas serão geradas com a simbologia do extintor simplificada.