Cadastro

Exemplo: Cadastro de extintores com novos tamanhos

O cadastro de peças do programa AltoQi Builder dispõe de extintores do tipo carreta e portátil e, para cada grupo, peças de diferentes cargas, dependendo do agente extintor, extintores de espuma mecânica, pó químico seco ou dióxido de carbono (CO2).

A seguir será detalhado o exemplo de cadastro de extintor com carga diferente das disponíveis no cadastro padrão de peças.


Cadastro do item

  • Com o programa AltoQi Builder aberto, acesse o menu Arquivo e selecione a opção Cadastro;

  • Na janela Cadastro, selecione a aba Itens e localize a classe de itens Incêndio;
  • Expanda o grupo de itens Extintores carretas ou Extintores portáteis para visualizar os itens cadastradas para cada tipo de extintor;
  • Copie e cole um dos itens já existentes e altere o seu nome, como destaca a imagem abaixo:


Observação: Em caso de dúvidas de como copiar e colar um item, recomendamos a leitura do artigo Como cadastrar um novo item no AltoQi Builder.

Cadastro da peça

  • Na janela Cadastro, selecione a aba Peças e localize a classe de peças Incêndio;
  • Expanda o grupo de peças Extintores carretas ou Extintores portáteis para visualizar as peças cadastradas para cada tipo de extintor;
  • Para o cadastro de um novo extintor, é possível utilizar um extintor do cadastro padrão do programa como referência. Portanto, copie e cole um dos extintores, conforme demonstrado no artigo Como Copiar e Colar uma peça do cadastro. Para este exemplo, foi escolhido o extintor portátil "EXT CO2 4KG";

  • No grupo Peça, altere os campos Nome, Descrição, Descrição simbologia, Indicação de acordo com as necessidades de seu projeto;
  • No grupo Geometria, altere os campos de acordo com as dimensões do extintor.
Observação: Para mais detalhes sobre as informações de geometria, recomendamos a leitura do artigo Como preencher as informações de Geometria no cadastro da peça.

De acordo com o catálogo técnico dos extintores da Bucka, usado como referência para o exemplo desse artigo, a única dimensão que muda do extintor de 4 kg para o de 6 kg é a altura, que passa de 47 cm para 64 cm, aproximadamente.

Na figura abaixo, é possível observar que a simbologia 3D realista do extintor foi removida usando o botão (-) no canto inferior direito, pois a simbologia do extintor será distinta. Sem a simbologia 3D realista, o programa representará o extintor como um cilindro genérico, respeitando as dimensões da geometria (Diâmetro e Comprimento) preenchidos no cadastro da peça.



Observação: Caso disponha da simbologia 3D do extintor desejado, é possível importá-la para o cadastro de peças do programa AltoQi Builder a partir das orientações do artigo Como importar uma simbologia 3D e adicioná-la ao cadastro de uma peça.



Observação: A AltoQi possui também uma Biblioteca de peças BIM exclusiva com dados de cálculo e simbologias fornecidas diretamente pelos fabricantes. Para mais informações, acompanhe o artigo Como utilizar o cadastro disponível pelo Portal dos fabricantes?.

Neste artigo foi mostrado como cadastrar extintores de tamanhos distintos daqueles pré-cadastrados no programa AltoQi Builder.