Pilares

A espera do pilar não pôde ser detalhada

Sempre que houver uma situação na qual um pilar apóia-se diretamente sobre uma viga ou laje, como, por exemplo, uma viga de transição, é necessário especificar, uma armadura para servir de espera para este pilar. O detalhe desta armadura é feito, usualmente, por meio de uma indicação na própria viga ou laje.

Para o detalhamento das esperas de pilares de transição, é necessário que o pilar esteja corretamente dimensionado. Sempre que ele estiver com erro de dimensionamento, o programa não detalha as esperas e emite uma mensagem: Aviso 11 – Não foi possível detalhar a espera para o pilar PXX. Nas situações em que a altura da viga/laje for menor que o comprimento de ancoragem das barras do pilar, o detalhamento das esperas obedecerá uma das opções configurada no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Detalhamento - Pilares, item Esperas para pilares.

 

Não Detalhar

A opção “Não detalhar” impede o detalhamento das esperas somente nos casos nos quais a altura da viga/laje é menor que o comprimento de ancoragem das barras do pilar. Quando a altura da viga/laje for maior que o comprimento de ancoragem das esperas do pilar, o programa irá detalhá-las normalmente.

Nos casos que a altura da viga/laje for menor que o comprimento de ancoragem da espera do pilar, o programa não detalha a espera e emite a mensagem: Aviso 13 – Altura menor do que o comprimento de ancoragem do PXX. Então, o engenheiro responsável deve editar o detalhamento e adicionar as esperas manualmente, utilizando as ferramentas de edição de ferros disponíveis no AltoQi Editor de Armaduras.

 

Detalhar

Com esta opção selecionada a espera sempre será detalha, sem considerar a altura da viga/laje. Ou seja, o desenho da espera do pilar é realizado somando a altura da viga/laje (mesmo que esta possua altura menor que o comprimento de ancoragem da espera) ao comprimento de ancoragem da barra. Com isto o comprimento total da espera será menor que o mínimo recomendado (2x o comprimento de ancoragem da espera), cabendo ao usuário verificar se a armadura é suficiente para a ancoragem do pilar.

Exemplificando o exposto acima: se o comprimento de ancoragem da espera for de 54 cm e a altura da viga de 30 cm, o programa detalhará a espera para o pilar com 84 centímetros (30 cm referentes a altura da viga somados ao 54 da espera) enquanto que o necessário seria 108 cm (54 + 54 cm). Ao detalhar a viga, o AltoQi Eberick emitirá o Aviso 13 – Altura menor do que o comprimento de ancoragem do PXX.

 

Detalhar aumentando quantidade

As esperas dos pilares desta opção serão calculadas somente quando a altura da viga/laje for maior que 60% do comprimento de ancoragem da espera. Sendo assim, o AltoQi Eberick a detalhará normalmente, aumentando a sua quantidade. O cálculo da nova Asef será feito igualando o comprimento de ancoragem à altura da viga/laje e, se necessário, o resultado arredondado para cima. Além disso, o programa emitirá a seguinte mensagem: Aviso 14 – Esperas para o Pxx aumentadas em XX%. Este aviso indicará, em percentagem, o aumento obtido na armadura de espera do pilar.

Quando o comprimento de ancoragem da espera diminuído em 40% exceder a altura da viga/laje, o AltoQi Eberick não detalhará a espera para o pilar conforme limita a NBR 6118, emitindo a mensagem: Aviso 13 - Altura menor do que o comprimento de ancoragem do PXX.

Nos casos em que mesmo utilizando esta opção não for possível detalhar as esperas para os pilares, deve-se aumentar a altura da viga/laje para conter o comprimento de ancoragem da espera reduzido em 40% ou então diminuir o comprimento de ancoragem das esperas. Pode-se diminuir este comprimento adotando uma bitola de menor diâmetro para o pilar e/ou aumentar a resistência característica do concreto (fck) do projeto. 

É válido destacar que a NBR 6118:2014 define nos itens 9.4.2.4 e 9.4.2.5 o cálculo do comprimento das esperas, mas o programa permite informar manualmente os valores de comprimento das esperas de cada bitola para o detalhamento dos pilares. Para isso, basta selecionar a opção Definido pelo usuário na configuração Comprimento das esperas, na janela Detalhamento - Pilares. Clicando no botão "..." será aberta a janela Esperas das barras para definir o comprimento da espera para cada bitola ativa nas configurações Materiais e durabilidade-Barras.

Com os processos acima destacados, será possível identificar as questões que envolvem o detalhamento da espera do pilar.