Configurações

Como são numeradas as barras de aço?

O AltoQi Eberick permite que a relação de aço dos detalhamentos seja feita de três maneiras diferentes. Cada uma delas irá apresentar as barras seguindo seus próprios critérios de numeração e posicionamento, de modo que o projetista pode definir qual é a que mais lhe agrada. Para realizar esta alteração:

  • Acesse a guia Estrutura - Configurações - Desenho - Pranchas e RA;
  • Altere o item Tipo.
Como demonstrado na imagem acima, são disponibilizadas as relações de aço do tipo global, individual e seqüencial. Caso o modelo de relação de aço seja alterado após ter gerado uma prancha, é necessário gerar as pranchas novamente para que a alteração seja efetivada, visto que tais alterações não são atualizadas automaticamente pelo programa. 

Os tipos de RA se caracterizam por:

  • Global: neste tipo de relação do aço, barras iguais (mesmo diâmetro e comprimento) apresentarão sempre a mesma numeração para os elementos de uma mesma folha, mesmo pertencendo a detalhamentos diferentes. A relação será ordenada por aço e bitola.
  • Individual: para este tipo de relação de aço, a identificação das barras inicia com o nome N1, a partir de cada elemento. A igualdade entre as barras será verificada em cada detalhamento individualmente. Com isso, a relação será ordenada por elemento e por sua numeração.
  • Sequencial: neste tipo de relação do aço a numeração das barras é feita por elemento, porém sem repetição (de forma sequencial). A igualdade entre as barras será verificada em cada detalhamento. Uma barra diferente (com diâmetro ou comprimento diferentes) será sempre renomeada com o próximo número disponível. A relação será ordenada por elemento e pela sua numeração.