Fundações

Como resolver sobreposição entre sapatas?

Durante o dimensionamento das fundações, o programa não verifica eventuais sobreposições das sapatas na locação. Essa sobreposição pode ocorrer para situações nas quais existam pilares muito próximos ou sapatas muito solicitadas: a área necessária para as sapatas torna-se muito grande em relação ao espaçamento entre os pilares.

Analisando o exemplo, é possível perceber que as sapatas possuem 15cm de sobreposição. Para corrigir esta situação, é necessário ter em mente que o programa calcula a seção necessária da sapata para que o critério das tensões admissíveis no solo seja obedecido. Isso significa que o programa irá determinar uma área necessária, que será distribuída em altura e largura proporcionais à seção do pilar.

Desta maneira, como a área é composta por duas dimensões, é possível alterar uma delas de acordo com o espaço disponível na locação. O Eberick irá, consequentemente, compensar a outra dimensão para que a área mínima seja atendida. É importante notar que esta alteração pode implicar em uma área maior do que a inicialmente prevista, uma vez que alterar as dimensões da sapata muda a distribuição das pressões do solo, o que irá modificar o braço de alavanca da reação do solo e, consequentemente, a capacidade da sapata em absorver momentos fletores.

Além disso, o Eberick permite não só que uma das dimensões seja fixada, mas as duas simultaneamente. Neste caso, contudo, é importante que a área resultante das dimensões arbitradas seja suficiente para absorver os esforços da fundação, observado o critério de tensões admissíveis no solo. Caso contrário, o erro Erro D50 - Pressão maior que a admissível.

Para fixar a dimensão de uma sapata:

  • Acesse a janela de dimensionamento das sapatas do projeto;
  • Acesse a guia Seção e selecione a sapata que será alterada;
  • Marque a opção B Fixo ou H Fixo, a depender da dimensão que será fixada;
  • Feito isso, as colunas serão habilitadas para edição. Insira o valor desejado.

A sapata será então recalculada e a dimensão livre atualizada.