Tomadas

Lançando tomada 2P+T e RJ45

Em projetos de instalações é muito comum ter a necessidade de utilizar, em uma mesma caixa 2x4" ou 4x4", tomadas 2P+T e tomadas RJ45.

O módulo Elétrico permitirá realizar este lançamento desde que um projeto unificado tenha sido criado pois para que seja possível incluir um ponto elétrico e um ponto de cabeamento na mesma caixa 2x4" será necessário utilizar a Rede - Múltipla.

Observação: Antes de realizar o lançamento será necessário cadastrar uma peça que possua essa combinação de pontos. Para isso recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Cadastrando uma caixa 2x4'' com tomada hexagonal e tomada RJ45.

Para realizar o lançamento de uma tomada 2P+T e uma tomada RJ45 na mesma caixa, existem duas opções:

  • Através do comando Conjunto, que permite a inserção simultânea de mais de um ponto na mesma caixa;
  • Lançando individualmente cada ponto, um sobre o outro.

A forma mais simples e rápida de realizar este lançamento é criar um conjunto. Portanto, neste artigo indicaremos como realizar os seguintes procedimentos:

  • Criar um novo Conjunto com a combinação de pontos desejada;
  • Lançar este conjunto no projeto.
Observação: Caso deseje lançar os pontos individualmente, um sobre o outro, recomendamos a leitura do artigo Lançando mais de um ponto na mesma caixa.

Cadastrando um conjunto

Para tornar o lançamento de uma peça com vários pontos mais fácil e rápido, o módulo Elétrico disponibiliza o comando Conjunto, que permite a inserção simultânea de mais de um ponto na mesma caixa. Como para o exemplo proposto (tomada 2P+T e tomada RJ45) não existe este conjunto disponível, será necessário cadastra-lo.

Observação: Para realizar este cadastro recomendamos a leitura do artigo Cadastrando um conjunto.


No módulo Cabeamento, os pontos de telecomunicação possuem a diferenciação PT Dados e PT Telefone. Portanto recomendamos cadastrar os conjuntos PT Dados + Tomada 2P+T e PT Telefone + Tomada 2P+T.

Observação: Lembramos que um Conjunto somente pode ser lançado se existir no Cadastro uma peça com a mesma combinação de pontos. Portanto, antes de realizar o lançamento deste conjunto será necessário cadastrar a peça como descrito no artigo Exemplo: Cadastrando uma caixa 2x4'' com tomada hexagonal e tomada RJ45.

Lançamento do conjunto PT XXX (Tomada RJ45) + Tomada 2P+T

Para inserir no projeto o conjunto criado, proceda da seguinte maneira:

  • Abra o croqui Fiação do pavimento desejado;
  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Rede - Múltipla;
  • Ainda no grupo Rede, defina a Posição;


  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Conjunto - PT Dados + Tomada 2P+T ou PT Telefone + Tomada 2P+T;


  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;



Observação: Note que o programa lista apenas as peças adequadas à situação definida. Neste caso, apresenta apenas as peças contendo exatamente uma tomada 2P+T e um ponto de telecomunicação, facilitando a escolha da peça correta.
  • Determine o ponto diretor;
  • Pressione Esc para finalizar o lançamento.


Executando os procedimentos como descrito nesse artigo, tem-se o lançamento de uma tomada hexagonal e uma tomada RJ45 na mesma caixa.

Para finalizar deve-se realizar a definição do circuito elétrico, a associação do circuito de cabeamento ao equipamento desejado, a ligação dos condutos entre os pontos e Processar seu projeto.

Observação: Caso deseje que pelo mesmo conduto passe fiação da rede Elétrica e da rede Cabeamento, como na imagem abaixo, este conduto precisará ser lançado na rede Múltipla.