Durante o desenvolvimento de projetos estruturais no Eberick, o engenheiro pode se deparar com erros de dimensionamento devido a momentos negativos muito altos nos apoios de alguns tipos de lajes ou ainda constatar deformações excessivas (flechas). Em lajes unidirecionais, como as pré-moldadas e treliçadas, também pode encontrar restrições ao engastamento da laje, que não é permitido no sentido paralelo às vigotas. No caso de cargas de parede lançadas sobre as lajes unidirecionais, podem surgir erros de dimensionamento das armaduras positivas devido a esforços elevados sobre as vigotas. Em todas estas situações, o lançamento de uma região maciça se mostra como uma solução inteligente para o dimensionamento das lajes, evitando a necessidade de modificar outros fatores, como o tipo de laje adotada ou mesmo a espessura considerada.

Carga de parede sobre a vigota

Neste exemplo, temos uma laje pré-moldada, com bloco de enchimento de 8cm de altura e 4cm de capa de concreto (espessura total =12cm), na qual foi lançada uma carga linear de parede de 507kgf/m no meio do vão, sobre uma das vigotas:

Figura 1 - Laje com carga linear sobre a vigota pré-moldada

Pela janela de dimensionamento da laje, constata-se que a armadura positiva (alojada na região inferior das vigotas) não pôde ser dimensionada, apresentando o  Erro D31 - Erro no cálculo da armadura principal (direção X), com o erro de armadura  Erro A07 - Taxa de armadura maior que a configurada para as bitolas de 6,3mm a 12,5mm:

Figura 2 - Erro de dimensionamento na armadura positiva

A visualização do modelo Elástico - Fletores da grelha neste caso também auxilia na compreensão do erro:

Figura 3 - Grelha de momentos fletores da laje pré-moldada

Vê-se que o momento crítico sobre a vigota que recebeu a carga de parede chega ao valor de 6.650 kgf.m/m, enquanto que o momento mais crítico nas vigotas adjacentes atinge apenas 1.650 kgf.m/m. Assim, todo o dimensionamento da laje é prejudicado pela situação localizada na vigota central, que não consegue redistribuir os esforços para as demais, por se tratar de uma laje unidirecional.

A título de exemplo, fez-se o lançamento de uma região maciça a uma distância de um bloco de enchimento para cada lado da vigota sob a carga de parede:

Figura 4 - Lançamento do maciço na região com carga de parede

Ao reprocessar a estrutura e verificar a janela de dimensionamento da laje, podemos constatar como a região maciça propiciou o dimensionamento adequado da laje, com redução significativa dos momentos de dimensionamento:

Figura 5 - Resultado de dimensionamento com a região maciça

Pela grelha das lajes, fica visível também a melhor distribuição dos momentos fletores na região maciça, em comparação com a Figura 6:

Figura 6 - Grelha de momentos fletores da laje pré-moldada com região maciça