Outros

Como utilizar o módulo Incêndio de acordo com a IT n°22/2016 do Estado da Bahia

Instrução Técnica - IT nº22/2016 do estado da Bahia solicita que os projetos de combate a incêndio utilizem hidrantes com jato regulável. O programa tem disponível no cadastro este tipo de hidrante, no entanto o projetista inicialmente deve escolher o fabricante de quem será utilizado o esguicho e caso necessário realizar ajustes no cadastro de peças para adequar o cadastro de acordo com a peça escolhida.

Esta situação é necessária, pois na região existem diversos fabricantes que efetuam considerações próprias e valores próprios para determinar o valor de diâmetro do esguicho utilizado para cálculo da rede.

Os hidrantes cadastrados no programa são indicados pelo risco do projeto em função da sua vazão mínima. Um dado presente no cadastro do hidrante que influencia diretamente no dimensionamento do sistema, como a perda de carga, é o valor atribuído para o diâmetro do esguicho. Tal diâmetro foi definido em função do fator K e pressão do projeto.

A tabela abaixo define o diâmetro utilizado para o esguicho para efetuar o dimensionamento em função do risco da edificação.

Tabela 2 da IT n°22/2016 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia - CBMBA

O fator K é encontrado através da equação do orifício e o mesmo tem correlação com a vazão e a pressão mostrada na tabela acima.

Onde:

  1. K: fator de vazão do hidrante, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a.-1/2”;
  2. Q: Vazão l/min;
  3. P: pressão (m.c.a.);

Calculado o valor K, é necessário calcular o diâmetro para inserção no cadastro do Hidrante em questão no projeto.

Onde:

  1. D: Diâmetro do orifício (esguicho) em mm;
  2. Fator K: fator de vazão do hidrante, variável de acordo com diâmetro do orifício, em “l/min . m.c.a-1/2”;
  3. Cd: Coeficiente do esguicho;

No Quadro 1 abaixo são apresentados todos os cálculos dos diâmetros de acordo com a norma técnica da Bahia, segundo os riscos.

Quadro 1

Valores baseados na Tabela 2 da IT n°22/2016 do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia - CBMBA

Configurações para adequação à IT 22/2016 do estado da Bahia:

Embora o programa já possua definidos os diâmetros dos esguichos dos hidrantes com jato regulável em seu cadastro de peças, para o estado do Bahia recomenda-se cadastrar um nova peça conforme o procedimento indicado abaixo, definindo o diâmetro do esguicho em função do fabricante escolhido. 

  • Acesse a aba "Arquivo" - "Cadastro" - "Peças";
  • Localize no Grupo Incêndio, o hidrante que será inserido;
  • Utilize o comando Como Copiar e Colar uma peça do cadastro;
  • Na peça copiada altere o valor no campo "Diâmetro do esguicho", inserindo o valor, em centímetro, de acordo com os valores descritos no Quadro 1.

Após realizar os procedimentos indicados basta efetuar o dimensionamento da bomba e na aba "Operações" selecione a opção "Processar" para que as alterações sejam contabilizadas no dimensionamento do projeto. Lembrando ainda que no AltoQi Builder o valor apresentado é L/s e pelo do corpo de bombeiros o valor deve ser apresentado em L/min.