Condutos

Como reposicionar a extremidade de um conduto

Ao realizarmos o lançamento de um projeto um dos principais elementos a serem lançados são os condutos.

No projeto Fiação (elétrico, telefônico e cabeamento) são eles os elementos que terão a finalidade de passar a fiação entre os pontos. Nos projetos de Gás, Hidráulico, de Incêndio e Sanitário os tubos são responsáveis pelo transporte do fluido, seja este líquido ou gás, a depender da disciplina de projeto. No projeto SPDA as cordoalhas têm por finalidade levar para a terra a energia recebida pelo sistema de captores.

Quando um conduto é lançado devemos definir duas conexões nas quais as suas extremidades serão conectadas e isso definirá o caminho que será realizado pela tubulação.

Após lançar um conduto, pode ser necessário modificar o caminho realizado pelo conduto, alterando uma das suas extremidades. Para realizar esse procedimento:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Conexão, comando Reposicionar conexões;

Observação: Se este procedimento for realizado no projeto Fiação, é necessário selecionar a posição do trecho horizontal que o conduto será inserido na guia Lançamento - grupo Conduto.
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Reposicionar conexão – Selecione a extremidade do conduto, clique sobre a extremidade do conduto que deseja modificar;
  • Na linha de comando será exibida a mensagem Reposicionar conexão – Outro ponto, clique sobre a conexão que será a nova extremidade do conduto;
Observação: Se este procedimento for realizado no projeto Fiação e em um conduto circular, neste momento, pode-se definir a curvatura do conduto ou então, pressionar Enter para o conduto ser lançado reto. 
  • O posicionamento do conduto será alterado.

 

Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível alterar uma das extremidades de um conduto lançado em seu projeto.