Pilares

Como apagar um pilar?

Por vezes, o projetista deseja fazer uma alteração no projeto estrutural apagando um pilar que havia sido lançado, e percebe que não consegue eliminá-lo com a tecla "Delete/Del" do teclado ou pelo comando "Apagar", clicando sobre o pilar com o botão direito do mouse. Isso acontece porque, caso o pilar já esteja conectado com alguma viga, o AltoQi Eberick entende que estes elementos precisam ficar conectados para que a estrutura seja estável, e só permite eliminar o pilar se a viga também for eliminada. Porém, neste caso, se deve utilizar outros comandos disponíveis no programa, que permitem a devida exclusão do pilar sem interferir nos demais elementos lançados.

Converter em nós

O comando Converter em nós (), disponível no campo de Pilares da guia Lançamento, permite a exclusão da seção do pilar sem a necessidade de apagar os elementos adjacentes.

Para utilizar essa ferramenta, você deve:

  • Ativar o comando Converter em nós, em Lançamento -> Pilares:
  • Clicar sobre a seção do pilar que se deseja apagar.
  • Pressionar a tecla <Enter>.

Após esse procedimento, o pilar será convertido para um nó e deixará de existir no pavimento, como no caso do pilar P10 da imagem a seguir:

 
Observação: Durante a exclusão do pilar, é importante tomar cuidado com a continuidade na prumada. Caso uma seção intermediária do elemento seja excluída, será exibida a mensagem Erro L02 - Pilar sem continuidade durante o processamento da estrutura. Para remover um pilar que está lançado em vários pavimentos, confira a opção "Remover prumada" do presente artigo.

Em determinadas situações, o nó pode estar dividindo uma viga em dois trechos sem necessidade. Pode-se então eliminar este nó, para que a viga volte a ter um único trecho, da seguinte maneira:

  • Ativar o comando Remover nós (), disponível no campo Barras e nós da aba Lançamento;

  • Selecionar o nó desejado, que está dividindo a viga;

  • Confirmar a seleção, pressionando a tecla <Enter>.

Remover prumada
Para pilares que precisam ser eliminados em vários pavimentos, recomenda-se utilizar o comando "Remover prumada", disponível também na aba Lançamento - Pilares, ícone :

Acessando o comando, deve-se clicar sobre o pilar desejado e então, no diálogo aberto pelo programa, selecionar os pavimentos nos quais o pilar deve ser removido:

Semelhante ao comando "Converter em nós", o pilar será selecionado independente de vigas e lajes do pavimento, de forma automática, em todos os croquis necessários.