Dimensionamento

Intensidade de precipitação para o dimensionamento pluvial

A intensidade de precipitação é a quantidade de chuva (mm) por unidade de tempo (horas). É um fator importante porque está diretamente relacionado com o dimensionamento de calhas e condutos, conforme o artigo Dimensionamento dos condutos pluviais.
Essa intensidade pode ser medida utilizando um pluviógrafo, calculada através de equações IDF (curva intensidade-duração-frequência) conforme demonstrado abaixo, ou adotada de acordo com a localidade do projeto conforme NBR 10844:1989.
Onde:
  1. i= intensidade de precipitação (mm/h);
  2. T= período de retorno (anos);
  3. t= duração da chuva (minutos);
  4. K, to, m e n= parâmetros de ajuste. 
Ressalta-se que, normalmente, algumas localidades já possuem a equação IDF com os parâmetros de ajuste. Neste caso, pode-se optar por referenciar a bibliografia.
Além disso, a NBR 10844:1989 apresenta a tabela 5, onde há a intensidade de precipitação considerando os períodos de retorno de 1, 5 e 25 anos para diferentes localidades. 
O período de retorno, segundo a NBR 10844:1989,  deve ser fixado segundo as características da área a ser drenada, obedecendo ao estabelecido a seguir:
  1. T = 1 ano, para áreas pavimentadas, onde empoçamentos possam ser tolerados;
  2. T = 5 anos, para coberturas e/ou terraços;
  3. T = 25 anos, para coberturas e áreas onde empoçamento ou extravasamento não possa ser tolerado.
Ressalta-se que a norma fixa a duração da precipitação em t = 5min. Segue abaixo uma adaptação da tabela 5 para algumas capitais do Brasil:
Notas: Os valores entre parênteses indicam os períodos de retorno a que se referem as intensidades pluviométricas, em vez de 5 ou 25 anos, em virtude de os períodos de observação dos postos não terem sido suficientes. O local que apresenta o ¹ é apenas para determinada região da capital. Para outras regiões, consulte a NBR 10844:1989.
Com este artigo foi possível entender a importância da intensidade de precipitação e métodos de como obtê-la.