Geral

Desenho do croqui de projeto não aparece na área de CAD da plataforma AltoQi Builder

As disciplinas de projeto, disponíveis dentro de cada pavimento da edificação, representam um croqui de projeto, que pode ser aberto, visualizado e editado na área de CAD. Nos croquis é onde estão lançados os condutos, conexões, peças, pontos, entre outros elementos do projeto. Em alguns casos, ao abrir o croqui de projeto, a área de CAD fica vazia, impossibilitando a visualização dos elementos já lançados. Neste artigo, serão apresentadas as possíveis soluções para voltar a visualizar o croqui de projeto na área de CAD.

A lista abaixo apresenta as soluções que serão sugeridas ao longo do presente artigo:

  1. Uso do comando "Enquadrar"
  2. Localizar os elementos através do "Gerenciador de peças"
  3. Utilizar o comando "Exibir ambas"

1. Uso do comando "Enquadrar"

Quando a área de CAD está vazia, a primeira tentativa sempre deve ser a utilização do comando "Enquadrarmceclip1.png, localizado na barra de comandos (barra azul da parte inferior da plataforma AltoQi Builder), como mostra a imagem abaixo:


Se após o uso do comando "Enquadrar" a área de CAD continuar vazia, siga com a sugestão a seguir.

2. Localizar os elementos através do "Gerenciador de peças"

Quando alguma peça é definida ou lançada no croqui de projeto, ela é adicionada no Gerenciador de peças. Portanto, o Gerenciador de peças pode servir para conferir se existem lançamentos, e também para localizá-los na área de CAD.

  • Acesse a guia OPERAÇÕES, grupo Peças, comando "Gerenciador de peças";

  • Na janela "Gerenciador de peças", verifique se existem peças listadas. Se houver, é possível utilizar o comando "Localizar para que seja mostrada sua posição na área de CAD, como indicado na imagem abaixo:


Ao apertar no botão " Localizar , a peça selecionada será mostrada na área de CAD com um círculo na cor " Magenta  destacando-o, conforme a imagem abaixo:


Caso o "Gerenciador de peças" esteja vazio, ou seja, sem peças, significa que o croqui de projeto realmente está vazio ainda, e não há o que visualizar.

3. Verificar a configuração de exibição dos lançamentos em planta baixa

No AltoQi Builder alguns lançamentos são realizados em planta baixa e outros dentro de detalhes. Portanto, pode-se verificar a configuração de exibição dos lançamentos de forma a tentar voltar a mostrar os elementos que estão faltando no croqui de projeto, como ensina o artigo: Configuração de exibição dos elementos na planta baixa

Com as sugestões descritas neste artigo, será possível visualizar novamente os lançamentos do croqui de projeto na área de CAD.

Observação: Se após a realização das sugestões mostradas neste material o desenho do croqui de projeto ainda não aparecer na área de CAD da plataforma AltoQi Builder, crie um novo atendimento junto a nossa plataforma AltoQi Suporte, conforme ensina o artigo Criação e acompanhamento de atendimento através da central de ajuda: Visão do cliente, e encaminhe o arquivo de projeto e o desenho da arquitetura para análise.