Geral

Como localizar na planta um elemento exibido no Gerenciador

Quando estamos desenvolvendo um projeto no AltoQi Builder, normalmente lançamos inúmeras informações nos projetos, o que acaba provocando uma dificuldade para localizar onde determinados elementos estão posicionados.

Se o usuário desejar localizar um dos elementos apresentados na janela Gerenciador, como por exemplo, os circuitos e comandos, os quadros e caixas de passagem, as caixas de inspeção, as colunas, entre outros, o programa disponibiliza os comandos Localizar e Mostrar que identificam onde os itens acima mencionados estão posicionados.

Para utilizar os comandos Localizar e Mostrar:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador selecione o elemento que deseja localizar;
  • Clique com o botão direito do mouse e selecione Mostrar ou Localizar;

O comando Mostrar destaca no desenho o elemento selecionado desde que esse esteja sendo exibido na janela corrente. Neste caso, o zoom aplicado na tela influencia no resultado apresentado pelo programa.

O comando Localizar destaca e efetua um zoom no desenho do elemento selecionado. Neste caso, o zoom aplicado na tela não influencia no resultado apresentado pelo programa.

Observação: Se estes comandos não estiverem disponíveis significa que o croqui onde o elemento está lançado não está aberto. Neste caso, ao clicar com o botão direito do mouse sobre o elemento, primeiro selecione a opção Abrir.

Podemos ver os procedimentos serem executados a seguir:



Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível localizar onde os elementos exibidos na janela do Gerenciador estão posicionados.