Vigas

Armadura de suspensão

A NBR6118:2014, em seu item 18.3.6, define a aplicação de uma armadura adequada de suspensão em vigas "nas proximidades de cargas concentradas transmitidas à viga por outras vigas ou elementos discretos que nela se apoiem ao longo ou em parte de sua altura, ou fiquem nela pendurados". Essas armaduras funcionam como um tirante interno, levando as reações aplicadas junto à face inferior da viga para os nós superiores da treliça clássica, modelo utilizado no estudo do cisalhamento.

O AltoQi Eberick calcula e detalha a armadura de suspensão necessária para vigas que apoiam outras vigas de maior altura. Serão verificadas e detalhadas armaduras tanto na região de encontro, na forma de estribo aberto ou fechado, como um possível reforço nos estribos de cisalhamento na região de comprimento igual à altura desta viga de apoio.

No menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Vigas do AltoQi Eberick, existe a configuração Permitir viga maior apoiando em menor, a partir da qual o usuário define se o programa deve ou não detalhar vigas neste tipo de situação. Caso esta configuração não esteja ativada, o programa emitirá o status de Erro D23 - Necessidade de armadura de suspensão para a viga, que não poderá ser detalhada.

  • Tipo de estribo: define se serão utilizados estribos abertos ou fechados. No caso de estribos abertos, serão detalhadas ancoragem horizontais nos estribos com comprimento igual ao comprimento de ancoragem definido por norma. Nas extremidades em balanço que apoiam vigas penduradas, o tipo de estribo detalhado será sempre fechado, independente do configurado neste item. O mesmo ocorre caso existam vigas apoiadas a uma distância da extremidade da viga de apoio menor que o comprimento de ancoragem definido pela norma, uma vez que o detalhamento do estribo aberto implicaria em problemas de detalhamento:
  • Diâmetro mínimo: define um diâmetro mínimo para a armadura de suspensão. É necessário que este diâmetro esteja habilitado no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Materiais e Durabilidade, no botão "Bitolas" para as vigas, tabela "Transversais".

De um modo geral, a armadura de suspensão deverá possuir seção transversal suficiente para transmitir totalmente a reação de apoio da viga suportada até o banzo superior da viga que a suporta e deverá ser distribuída conforme a imagem abaixo:

O programa verifica e caso necessário adiciona um reforço para uma região com dimensão da altura da viga de apoio, e que equivale a 70% da armadura em questão, sendo posicionada em uma região igual à altura da viga de suporte.