Colunas

Como representar uma junção no tubo de queda na visão 3D

Durante o projeto, é possível que o projetista opte por fazer a ligação do ramal com o tubo de queda utilizando uma junção simples ou uma junção dupla (se forem 2 ramais), para isto os procedimentos abaixo descrevem como fazer o lançamento do ramal e da junção de tal forma que na visão 3D seja possível visualizar o ramal conectando-se na coluna em 45°.



Realizando o lançamento sanitário com a altura padrão do programa (zero), todos os tubos são inseridos perfeitamente na horizontal, no nível do piso. Então, a ligação do ramal de esgoto forma 90° com o tubo de queda.  Após aplicar a inclinação dos tubos, esta ligação entre ramal e tubo de queda forma um ângulo menor que 90°, mas ainda assim não forma 45°, que seria o ângulo necessário para poder definir uma junção no tubo de queda.
Para que a representação da ligação entre o ramal e o tubo de queda fique parecido com uma junção na visão 3D, será necessário inserir um joelho de 45° antes de conectar na junção, e fazer com que a inclinação do ramal forme 45° com o tubo de queda.
A situações representadas abaixo ilustram as duas situações apresentadas: a primeira após aplicar a inclinação e a segunda, após inserir o joelho e a junção.



Lançando a junção e o joelho 45º

Para lançar um joelho de 45°, utiliza-se o grupo de peças de PVC Esgoto Junção simples c/ J45 - Coluna, ou então o grupo Junção dupla c/ J45 - Coluna, para caso se tenha dois ramais se conectando no mesmo ponto do tubo de queda. Estas peças já possuem o arranjo das peças para fazer a ligação em 45º no tubo de queda. Portanto, siga com os procedimentos abaixo para lançar a peça em seu projeto:

  • Abra o croqui de projeto Sanitário;
  • Insira um Detalhe isométrico na região envolvendo a conexão do ramal com o tubo de queda, conforme apresentado no artigo Criando um detalhe isométrico;
  • Abra o detalhe inserido; 
  • Acesse a guia Operações, grupo Peças, comando Definir Peças ;
  • Clique na conexão ou na coluna do tubo de queda que se conecta com o ramal;
  • Com todos os quatro primeiro filtros de peça habilitados, selecione a peça Junção simples c/ J45 - Coluna, da dimensão dos condutos de seu lançamento. 
  • Abra a Visão 3D  e confira o resultado.

Os mesmos procedimentos são aplicáveis para conexões duplas , selecionando as peças do grupo  Junção dupla c/ J45 - Coluna . O resultado na Visão 3D é semelhante ao apresentado abaixo:



Observações

  1. As peças com o arranjo de junções e joelhos 45º foram incorporadas ao cadastro padrão do programa na revisão 2023-05, portanto mantenha a revisão do AltoQi Builder sempre atualizada para garantir as melhorias mais recentes do programa. Para atualizar seu programa, acesse o site www.altoqi.com.br/downloads
  2. O lançamento da peça coma junção + joelho 45º pode ser feito antes ou depois de aplicar a inclinação nos condutos.
Neste artigo foi ensinado como fazer a ligação do ramal de esgoto formando 45° com o tubo de queda, de maneira que na Visão 3D seja representada uma junção.