Fundações

Detalhamento de lajes de fundação tipo radier

Muito utilizada em diversos tipos de edificações, a laje de fundação (também conhecida como laje radier), compreende uma laje apoiada no solo, cuja principal finalidade é suportar cargas provenientes da supra estrutura através da tensão admissível de suporte do solo. O cálculo do radier é análogo ao da laje convencional, com a diferença de que o radier está lançado diretamente sobre o solo, dispensando a necessidade de outros tipos de fundação.

Detalhamento de radier

Em relação ao detalhamento do radier, o programa admite várias regiões de detalhamento, tanto na face inferior quanto superior. Para a armação superior o programa sempre considera a utilização de malha base. Com isso, será colocada uma armadura fixa, ao longo de toda a laje, baseada nos valores de configuração definidos no menu Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Lajes - Radier:

Figura 1 - Configurações de malha base do radier

Esta malha base não pode ser desativada. Caso o usuário configure uma armadura para malha base superior que não seja suficiente para suportar os esforços do radier, o programa automaticamente reduzirá o espaçamento das armaduras para atender ao dimensionamento. Além disso, caso haja uma região com esforços elevados, poderão ser detalhadas regiões adicionais de armadura.

 

Figura 2 - Exemplo de detalhamento da armadura superior do radier, apenas com a malha base configurada

Para o exemplo acima, se a malha base superior for configurada com uma bitola menor, de 5mm ao invés de 8mm, o dimensionamento é feito sem seguir o espaçamento configurado de 10cm para a malha base (apresentado na Figura 1), para ajustar a taxa de armadura necessária, além de incluir duas regiões adicionais onde os esforços são mais elevados:

 

Figura 3 - Exemplo de detalhamento da armadura superior com redução do espaçamento da malha base e inclusão de regiões adicionais

As armaduras inferiores, serão detalhadas usando uma armadura fixa (malha base), também baseada nos valores configurados no menu da Figura 1. Para as armaduras inferiores, o programa não reduz o espaçamento configurado para a malha base, portanto caso o usuário configure uma malha base inferior que não seja suficiente para suportar os esforços do radier, serão automaticamente dispostas regiões adicionais de armadura (somente onde for necessário este reforço).

 

Figura 4 - Exemplo de detalhamento da armadura inferior com malha base configurada de 6,3mm a cada 15cm e regiões adicionais

A malha base inferior pode ser desabilitada, a critério do projetista, acessando a aba "Arm. inferior" na janela de dimensionamento do radier.

 

Figura 5 - Como desabilitar a malha base nas armaduras inferiores do radier

Para o mesmo exemplo da Figura 4, desabilitando a malha base inferior da laje L1, temos o seguinte detalhamento:

 

Figura 6 - Exemplo de detalhamento da armadura inferior desabilitando a malha base no radier L1 e habilitando para o radier L2