Dimensionamento

Como dimensionar o projeto de alvenaria estrutural

O uso integrado do Eberick e do QiAlvenaria permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo QiAlvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.

Processamento da estrutura

Após ter o projeto de alvenaria com o pavimento de transição e elementos de fundação lançados no Eberick, procede-se com o processamento da estrutura e o dimensionamento dos elementos. Para isto, deve ser acessado o menu Estrutura - Análise - Processar. A exemplo do artigo Quais opções de análise ao processar uma estrutura no AltoQi Eberick?note que estarão disponíveis as opções de dimensionamento dos elementos, verificar limites de redistribuição em nós semirrígidos e determinação dos deslocamentos do pórtico e das lajes.


Em um primeiro momento, mantém-se apenas o primeiro item ativo. Os dois últimos serão utilizados para verificar as flechas das vigas e lajes dos pavimentos de alvenaria e dos elementos dos pavimentos de concreto armado.

Dimensionamento das paredes

Após processar a estrutura, no menu da edificação estarão disponíveis as janelas de dimensionamento dos elementos:


As janelas de lajes, vigas, pilares e fundações são as mesmas dos projetos de concreto armado desenvolvidos no programa. A janela que se difere, para projetos de alvenaria estrutural, é a de Paredes de alvenaria. Esta conta com três abas, SeçãoResultados e Verga (disponível quando há verga na parede):


Na janela de dimensionamento das paredes de alvenaria é possível verificar se todas as paredes estão dimensionadas, se há erro de dimensionamento da verga, além de consultar Diagrama de contraventamento e o Diagrama de alvenaria.

Em nossa base de conhecimento aqui no QiSuporte também elaboramos alguns artigos sobre situações de dimensionamento das paredes: Dimensionamento - Alvenaria.

Durante a análise do dimensionamento das paredes de alvenaria, pode ser necessário tomar algumas medidas, como adotar graute ou ainda armadura em alguns pontos da parede - de acordo com as tensões solicitantes, alterar a consideração de vinculação e vão efetivo da parede ou alterar a armadura das vergas. Este tipo de alteração é feito diretamente na janela de dimensionamento, nas três abas apresentadas na imagem anterior.

Finalização e detalhamento

Após a verificação do dimensionamento das paredes de alvenaria e dos demais elementos de concreto do projeto, o arquivo deve ser salvo no Eberick e então atualizado no QiAlvenaria, conforme o fluxo apresentado no artigo Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick.

Para gerar os detalhamentos finais, as elevações e plantas de modulação das alvenarias são obtidas diretamente no QiAlvenaria, utilizando-se o recurso de geração de pranchas do AltoQi Builder: Como gerar pranchas no AltoQi Builder. Já os elementos como vigas, lajes, pilares e fundações devem ser detalhados pelo Eberick, pelo menu Estrutura - Detalhamento - Pranchas. Após as pranchas serem geradas no Eberick, pode-se acessar o menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho, de forma que ao definir um nome para essa prancha, ela será automaticamente enviada para a janela de Pranchas do projeto de alvenaria no AltoQi Builder:

Exemplo - Comando Arquivo - Salvar - Salvar desenho  


Exemplo - Definir nome para a prancha

 

Exemplo - Prancha salva na janela de Pranchas do AltoQi Builder 

Assim, as pranchas geradas no Eberick ficarão disponíveis juntamente com as pranchas das paredes e plantas de modulação no QiAlvenaria.

E no caso de detalhamentos isolados que foram gerados no Eberick após a modificação de algum elemento estrutural, por exemplo o ajuste no dimensionamento de uma viga, você pode enviar apenas este detalhamento para as pranchas já geradas no AltoQi Builder, utilizando a opção do menu Arquivo - Salvar - Salvar desenho em prancha existente, indicada nas imagens acima. Essa opção permite que, ao estar com um detalhamento aberto na tela do Eberick, o usuário inclua ou substitua ele em uma prancha já gerada anteriormente.