Integração entre os programas
  1. AltoQi Suporte
  2. Alvenaria
  3. Integração entre os programas

Como associar um projeto de alvenaria estrutural com pavimentos de concreto armado de um projeto do Eberick

Projetos que envolvam estruturas de alvenaria devem ser sempre iniciados no QiAlvenaria. Após o lançamento de todos os pavimentos de alvenaria estrutural, o projeto pode ser exportado para o Eberick, onde será incluído o pavimento baldrame com as fundações e demais pavimentos de concreto que por ventura existam no projeto.

No Eberick, cria-se um projeto associado, o qual receberá os pavimentos de alvenaria já lançados e poderá receber novos pavimentos de concreto armado abaixo destes.

Em algumas situações, é possível que o(s) pavimento(s) de concreto armado existente(s) abaixo dos pavimentos de alvenaria já tenham sido lançados em um outro projeto do Eberick. Estes lançamentos não podem ser mesclados diretamente ao projeto com pavimentos de alvenaria, porém podem ser exportados para ele, de forma que não seja necessário relançar estes elementos no novo projeto associado.

Neste artigo é apresentado um exemplo de uma edificação com dois pavimentos de alvenaria estrutural e um pavimento de concreto armado abaixo.

Iniciando o projeto - QiAlvenaria

O projeto foi iniciado com o lançamento do primeiro e do segundo andar no QiAlvenaria.


Após isto, o projeto foi exportado para o Eberick, de forma a integrar com um pavimento de concreto inferior e lançar as fundações no baldrame para o dimensionamento de toda a estrutura. O procedimento de associação com o Eberick está descrito no artigo Como associar o projeto de alvenaria com o Eberick.

Associando os pavimentos de concreto ao projeto - Eberick

Ao abrir o Eberick e solicitar o comando do menu Arquivo - Alvenaria - Associar projeto de alvenaria, é criado um projeto do Eberick com os dois pavimentos de alvenaria da edificação:


Para inserção do pavimento de concreto armado e baldrame abaixo do 1º andar, acessa-se o comando Novo pavimento - Novo pavimento abaixo na janela de edificação, informando nome e altura para cada pavimento, conforme descrito no artigo Como inserir um pavimento de transição:


O padrão nesta etapa é abrir os croquis dos pavimentos inseridos abaixo e iniciar o lançamento dos elementos de concreto armado. Contudo, neste exemplo, estes pavimentos já foram lançados em um projeto previamente feito no Eberick com o pavimento Térreo e o Baldrame:


Para exportar o lançamento do Térreo e do Baldrame para o projeto de alvenaria, deve-se abrir no Eberick o projeto de concreto armado, e com o botão direito do mouse sobre o croqui de cada pavimento, acessar a opção "Exportar croqui". O comando Exportar croqui permite salvar o lançamento em um arquivo de formado ".crq", que pode ser importado em outro projeto do Eberick.

Voltando ao projeto de alvenaria associado, agora com o botão direito do mouse sobre os pavimentos Térreo e Baldrame, escolhe-se a opção "Importar croqui", selecionando para cada pavimento os arquivos .crq salvos anteriormente.

 

Feito isso, pode-se acessar o Pórtico 3D da estrutura e verificar a edificação por completo contendo os 3 pavimentos e o baldrame: