Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)
  1. AltoQi Suporte
  2. Instalação e atualização dos programas
  3. Proteção por software RMS - Chave de ativação (EID)

Como desvincular uma licença da Proteção por Software (RMS) de um computador cliente do computador gerenciador para licenças em rede?

Para atender necessidades de uso de licenças múltiplas para órgãos públicos, a AltoQi disponibiliza um modelo de licença para uso coletivo, para ser instalado em rede. 

Para que as máquinas clientes encontrem a licença no computador gerenciador, em uma instalação em rede, é criada uma variável de ambiente chamada LSFORCEHOST com o nome da máquina servidora que está sendo usada. 

Sempre que for alterar o computador que realiza o gerenciamento das licenças é necessário desvincular o computador cliente do gerenciador. Para desvincular a licença da máquina cliente de um computador gerenciador você precisa excluir a variável de ambiente criada, para isso siga os passos abaixo:

  • Abra o menu Iniciar e pesquise por Variáveis;
  • Selecione a opção Editar as variáveis de ambiente do sistema;
  • Selecione a opção Variáveis de Ambiente;
  • Você deve selecionar a Variável LSFORCEHOST e Excluir.
Após concluir os passos indicados, a máquina cliente não estará mais vinculada ao computador gerenciador. Para configurar novamente a máquina cliente basta abrir os programas AltoQi e inserir a chave de ativação EID e o nome do computador gerenciador.