Reservatórios

Erro L38 - A parede não possui continuidade

Durante o lançamento de reservatórios e paredes de contenção, o projetista pode se deparar com erros de continuidade nas paredes que impedem o processamento da estrutura. Isto ocorre devido a erros no lançamento, que impedem que o programa defina a continuidade das paredes entre os pavimentos que elas atravessam. Quando isso acontece, o usuário pode verificar que as paredes não serão exibidas no Pórtico 3D da estrutura.

Em alguns casos, quando há desníveis entre as paredes, presença de níveis intermediários ou paredes divididas em trechos, são necessários alguns cuidados durante o lançamento para evitar erros como o Erro L38 - A parede não possui continuidade. Neste artigo tratamos dos principais erros de continuidade em paredes de reservatórios e de contenção.

1) A parede foi lançada em apenas um nível do projeto

Assim como os pilares, as paredes são elementos contínuos ao longo do lance, e portanto não são lançadas apenas em um croqui (como ocorre para as vigas, que são específicas de um pavimento). As paredes precisam ser lançadas entre dois pavimentos adjacentes, com o mesmo nome e posição. Assim o programa interpreta que deve ser considerada a continuidade do elemento de parede, ao longo de toda a altura do pavimento. Caso esteja lançada em apenas um nível, o processamento da estrutura será interrompido.


Para corrigir essa situação deve-se copiar a parede lançada para outro nível do projeto, o que pode ser feito através do menu “Lançamento – Paredes e Reservatórios - Copiar paredes para outros pavimentos” (ícone ).

Deve-se conferir a continuidade da parede através do Pórtico 3D da estrutura (menu "Estrutura - 3D - Pórtico 3D", ícone  ).

2) A parede de reservatório foi lançada em mais de dois pavimentos

Uma parede de reservatório pode ser lançada em no máximo 2 pavimentos. Caso esteja lançada em mais de 2 pavimentos, não será possível definir a sua continuidade.

Nessa situação, caso seja necessário lançar uma determinada parede de reservatório em vários níveis, recomenda-se que o faça através de níveis intermediários. Veja o artigo: Como inserir um nível intermediário.

Uma parede de contenção pode ser lançada em mais de 2 pavimentos, logo essa situação não se enquadra a paredes de contenção.

Após corrigir o problema de continuidade na parede em estudo no projeto é recomendável que se abra o Pórtico 3D da estrutura para confirmar se a parede é realmente apresentada de forma contínua no Pórtico.

3) A parede foi lançada entre dois pavimentos, mas não foi copiada para o nível intermediário

Quando o lançamento das paredes é realizado pelo croqui do pavimento Topo, será necessário copiá-las para o pavimento Base. Ao solicitar o comando “Lançamento – Paredes e Reservatórios - Copiar paredes para outros pavimentos” (ícone ), informamos as paredes que serão copiadas e então é aberto o diálogo para informar os pavimentos de destino. No caso de o pavimento em que as paredes foram lançadas conter um ou mais níveis intermediários, será necessário selecionar o próprio pavimento em que elas estão lançadas (pavimento Origem) como Destino também, além dos pavimentos inferiores (limitado a um pavimento inferior, no caso de reservatórios).

Na imagem abaixo vemos o exemplo da PAR1 que foi lançada no pavimento Baldrame (topo do reservatório) e será copiada para o pavimento Fundo da Cisterna (base do reservatório). Porém, como o pavimento Baldrame possui um nível intermediário, ele também é selecionado como destino na lista de pavimentos:


4) A parede pertence a reservatórios diferentes nos níveis onde está lançada

Caso a parede lançada seja uma parede de reservatório, ela deve pertencer ao mesmo reservatório em todos os níveis em que estiver lançada.

Para corrigir essa situação deve-se acessar o croqui de todos os níveis onde a parede estiver lançada e modificar o reservatório da parede para um único reservatório em todos os níveis intermediários ou pavimentos onde estiver lançada.


É importante enfatizar que uma parede de reservatório deve preferencialmente ser copiada de um nível superior para um nível inferior. Caso copie a parede de “baixo” para “cima”, ou seja, de um nível inferior para um nível superior, o programa automaticamente definirá um nome de reservatório diferente para a parede que foi copiada para o nível superior e desse modo será necessário acessar a janela de lançamento da parede para modificar o nome do reservatório ao qual pertence.

No caso de paredes de contenção, não importa a ordem de lançamento.

5) A parede possui nomes diferentes nos níveis onde está lançada

Para verificar se a parede em questão possui nomes diferentes nos níveis onde está lançada, recomenda-se acessar o croqui de todos os níveis do projeto (incluindo pavimentos e níveis intermediários). Para corrigir essa situação deve-se renomear a parede em todos os níveis nos quais está lançada com apenas um nome, o que pode ser feito através de um duplo clique sobre a parede no croqui renomeando-a através do item nome da janela de lançamento:

 

Em alguns casos, pode ser necessário realizar outros ajustes no croqui.

Por exemplo, quando a parede é interceptada por algum elemento, como uma viga, um pilar ou outra parede que cruza na outra direção, ela ficará dividida por um nó e seu nome ficará dividido em trechos.

No exemplo abaixo, vemos um lançamento de reservatório em que há uma viga dividindo a laje de topo. Por conta disso, as paredes laterais PAR4 e PAR5 ficam subdivididas nos trechos A e B. Assim, o ideal é iniciar o lançamento pelo pavimento Topo e copiar as paredes para o pavimento Base. Ainda que no pavimento Base não haja divisão das paredes laterais, elas devem permanecer com a mesma divisão em trechos A e B do outro pavimento. Caso contrário, será acusado erro de continuidade.


Se por acaso o projetista tivesse escolhido iniciar o lançamento pelo pavimento Base, as paredes 4 e 5 teriam ficado inteiras e, ao copiar para o pavimento Topo, ficariam divididas em trechos, o que causaria descontinuidades nestas paredes. Esse ajuste teria de ser feito inserindo um nó no meio das paredes no croqui do pavimento Base ou então se poderia apagar as paredes PAR4 e PAR5 da Base, acessar o croqui do Topo e copiar os trechos PAR4-A, PAR4-B, PAR5-A e PAR5-B para o pavimento Base novamente. Caso houvesse nível intermediário no pavimento Topo, sem subdivisões, as paredes também teriam de ser apagadas do intermediário e o pavimento Topo selecionado como Destino para a cópia dos trechos para o seu intermediário também, como demonstrado no item 3.

Caso existisse viga ou outro elemento gerando trechos de parede no pavimento Base, seria mais interessante iniciar o lançamento pela Base e copiar os trechos de parede para o Topo, tomando-se o cuidado de reatribuir as paredes a um mesmo reservatório, como indicado no item 4.

Em lançamentos de reservatórios com desníveis, é comum termos uma parede que nos níveis superiores atravessa toda a lateral do reservatório, porém em nível inferior é lançada apenas no trecho em que há uma laje mais profunda. No exemplo abaixo, vemos como ocorre o erro de continuidade em uma piscina com duas profundidades, a qual foi lançada com paredes em trechos no pavimento superior e em seu nível intermediário e como trecho único no inferior:


Pelo Pórtico 3D é possível visualizar como os trechos de parede laterais da região mais profunda da piscina não terão continuidade, visto que possuem nomes diferentes entre os croquis (PAR4-B e PAR4 / PAR5-B e PAR5):


O ajuste, nesse caso, deve ser feito acessando os croquis do nível intermediário e do pavimento Topo, e utilizando o comando "Lançamento – Paredes e Reservatórios - Dividir” (ícone ), de forma que os trechos "B" das paredes laterais fiquem como trechos únicos, que podem ser renomeados para "PAR4" e "PAR5" até o topo. Os trechos "B" devem ter outro número de parede, como "PAR7" e "PAR8", por exemplo.