Condutos

Como aplicar o comando "Ajustar fluxo" nos projetos Hidrossanitário, Incêndio e Gás?

É comum no decorrer do projeto realizar o lançamento das tubulações em sentido contrário ao do fluxo a ser considerado para o fluido. No entanto, para que o dimensionamento fique adequado, é preciso que os tubos estejam direcionados para o sentido correto do escoamento.

Neste artigo serão apresentados os comandos com função de ajustar o sentido de fluxo dos condutos já lançados no projeto:

Como aplicar o comando "Ajustar fluxo"?

O comando " Ajustar fluxo " é indicado para ajustar o sentido de fluxo de vários trechos de tubo ao mesmo tempo, fazendo com que não haja mais problemas de fluxo nestes lançamentos, como os visualizados na figura abaixo.

Para ajustar o fluxo dos tubos simultaneamente:

  • Com o croqui de projeto aberto na área de CAD, acesse a guia  Lançamento ;
  • No grupo  Conduto , selecione o comando  Ajustar   fluxo  (botão );
  • Selecione todos os trechos de tubo que são alimentados por um ponto em comum;
  • Tecle < ENTER > para confirmar a seleção;


Caso os trechos de tubo selecionados não estejam alimentando nenhuma peça de utilização, para o projeto Hidráulico por exemplo, o programa entenderá que não há pontos de vazão a serem atendidos e, portanto, será apresentada a mensagem " Sem ponto de vazão. ", impedindo o uso do comando.


  • Na barra de comandos inferior,  defina o ponto de início da rede  para os condutos selecionados no passo anterior. O programa utilizará deste ponto inicial para ajustar o sentido em direção aos pontos de vazão do projeto, ou seja, as peças de utilização, no caso do projeto  Hidráulico;
Observação: Caso no passo anterior foram selecionadas mais de uma rede, será solicitado um ponto inicial para cada uma destas. Neste exemplo, foi solicitado o ponto inicial da rede de " Água fria " e posteriormente o ponto inicial da rede de " Água quente".

  • Clique sobre uma conexão ou coluna para definir o ponto inicial desta última seleção;

Quando o ponto inicial selecionado não está exatamente no início, ou seja, se a montante deste ponto ainda existem tubos que foram selecionados, será apresentada a mensagem "Alguns condutos não puderam ter seu fluxo determinado.".


  1. Isso significa que o conduto que estava antes do ponto inicial não sofrerá alterações no fluxo.
Caso a mensagem acima seja apresentada, basta clicar em " OK" e os fluxos serão ajustados conforme mostra a imagem abaixo.

Realizando os passos descritos neste artigo será possível ajustar automaticamente os fluxos de todos os trechos de tubo selecionados simultaneamente.