Exportação/Importação IFC

Significado das entidades IFC listadas no cadastro de peças da plataforma AltoQi Builder

Para realizar a interoperabilidade entre projetos criados nas soluções AltoQi e em outros softwares BIM, como o ArchiCAD, Revit, Solibri, Navisworks e etc., faz-se uso da especificação IFC (Industry Foundation Classes).

O IFC é utilizado para descrever informações dos modelos de edificações e gestão da indústria. Tais informações são identificadas a partir da entidade IFC. A classificação dos elementos conforme o tipo de IFC tem um papel importante na comunicação entre os softwares BIM, isto porque permite aos demais sistemas a identificação do tipo de elemento.

A definição da entidade IFC na plataforma AltoQi Builder é apresentada nos grupos de peças do cadastro. Quando cadastrados novos grupos de peças, torna-se possível definir a entidade IFC e especificar outros dados de sua classificação.

Entidades IFC do AltoQi Builder

Visando o esclarecimento a das entidades IFC listadas atualmente no programa AltoQi Builder, a seguir consta uma tabela em que as entidades estão separadas entre as disciplinas em que são comumente utilizadas, apenas por critério didático. Portanto, caso o projetista decida utilizar uma das entidades indicadas abaixo em outra disciplina, este poderá ser efetuado normalmente.

Para mais detalhes sobre a definição das entidades listadas na plataforma AltoQi Builder, consulte o site da BuildingSMART (http://www.buildingsmart-tech.org).