Pilares

Como utilizar o simulador de pilares

A ferramenta Simulador de pilares, acessada através da janela de dimensionamento de pilares (botão ), permite simular a capacidade resistente dos pilares utilizando os esforços, seção e altura diferentes das apresentadas pelo programa. O AltoQi Eberick emite o valor da relação Mrd/Msd (Mrd = Momento resistente da peça e Msd = momento solicitante de cálculo), que define a situação do pilar com os novos valores configurados, para que o usuário tenha uma ideia da situação do elemento, caso ele venha a ser construído desta maneira.

Quando a relação Mrd/Msd for superior a 1, significa que os momentos resistentes da seção transversal do pilar são superiores aos momentos solicitantes de cálculo. Conclui-se então que as dimensões da seção transversal do pilar são suficientes para resistir aos esforços solicitantes na verificação à flexo-compressão  oblíqua.

Vale lembrar que este comando é apenas um simulador e portanto não será possível dimensionar e detalhar um pilar com as características informadas neste diálogo diretamente pelo botão Detalhar da janela de dimensionamento de pilares. O Simulador de pilares apenas realiza a verificação da seção do pilar à flexo-compressão oblíqua. A existência de esforços cortantes, de torção ou fretagem no elemento não serão atendidas por esta ferramenta. Devido a isso, alguns pilares podem estar em situação de erro mesmo que a relação Mrd/Msd apresentada no simulador seja superior a 1. Assim, é interessante identificar a razão desse problema de dimensionamento através do comando Resultado da armadura disponibilizado na planilha de dimensionamento dos pilares, acessível através do botão .

Para simular a situação de um pilar, deve-se selecionar o mesmo na planilha de dimensionamento e então acessar o simulador. O programa preencherá automaticamente os campos da janela com os resultados obtidos pela envoltória de esforços, não majorados pelo coeficiente de segurança. Adotam-se, portanto, os máximos valores característicos encontrados para todas as combinações de cálculo. Entretanto, para o dimensionamento dos pilares ao Estado Limite Último, o programa adota a combinação mais crítica. Assim, pode haver uma pequena divergência no resultado da armadura apresentada no Simulador quando comparada com o AltoQi Eberick.

Na região destacada em vermelho do Simulador, estão representados os esforços de cálculo (carga normal Ne momentos aplicados Msd) que solicitam o pilar bem como os momentos resistentes da seção transversal nas direções X e Y. A relação Mrd/Msd é obtida pela resultante dos momentos resistentes da seção do pilar dividida pela resultante dos momentos solicitantes.