Lajes

Como configurar as nervuras transversais em lajes pré-fabricadas?

A utilização das lajes nervuradas – lajes formadas por vigotas pré-moldadas e preenchimento com blocos - em estruturas de concreto tem crescido consideravelmente nos últimos anos, dada a eficiência do sistema e dos avanços construtivos que foram alcançados ao longo destes anos. Estas lajes podem ser bi ou unidirecionais, sendo o primeiro caso normalmente empregado para vãos quadrados e o segundo para vãos retangulares.

No caso das lajes unidirecionais, algumas situações de projeto, como no caso de vãos mais longos, podem gerar vibrações e deslocamentos excessivos, o que tende a comprometer o desempenho da laje, a estabilidade da estrutura e a não conformidade com as verificações ao ELS.

Além disso, a aplicação de cargas sobre seus vãos pode gerar uma concentração de esforços em algumas vigotas, o que pode gerar dimensionamentos não otimizados (antieconômicos) da laje, ou até mesmo impedir o seu dimensionamento, dependendo da magnitude dos esforços do elemento. Para melhorar a distribuição de esforços neste tipo de elemento e permitir o travamento da laje, aumentando sua rigidez e melhorando o seu desempenho, o AltoQi Eberick possui um recurso que permite a inclusão de nervuras transversais em Lajes Treliçadas 1D e Painel com enchimento 1D.

Como exemplo de aplicação de nervuras transversais em lajes Pré-fabricadas, será analisada a distribuição de esforços e deslocamentos de duas lajes, sendo uma Laje Treliçada 1D e um Painel com enchimento 1D, que estão sob a aplicação de cargas lineares e distribuídas por área.

Avaliando a distribuição de esforços da Laje Treliçada 1D (L1) pode-se observar que há uma concentração de esforços nas vigotas submetidas ao carregamento de parede, o que pode ocasionar um dimensionamento antieconômico ou ainda erros de dimensionamento no programa. 

Para o Painel com enchimento 1D (L2) do exemplo, o carregamento aplicado sobre a laje gera deslocamentos que não atendem ao Estado Limite de Serviço (ELS).

Para corrigir estas situações, pode-se utilizar nervuras transversais nestas lajes, melhorando o seu travamento, aumentando sua rigidez e melhorando a distribuição de esforços ao longo do elemento. Para isso, o usuário pode configurar o lançamento das nervuras a partir do menu Configurações – Dimensionamento, aba Lajes e clicando no botão Nervuras.

O programa adota nervuras transversais no elemento sempre que o vão da laje ultrapassar o vão inicial mínimo configurado. Este valor pode ser definido a partir de um valor absoluto ou tomando como referência a espessura da laje.

Observe que o programa atualiza o lançamento, representando no croqui a posição das nervuras transversais de acordo com os critérios pré-estabelecidos.

Através da grelha 3D da Laje L1 é possível verificar que houve uma redistribuição de esforços para as vigotas adjacentes, o que tende a eliminar picos, permitindo o dimensionamento do elemento.

Já no caso das nervuras transversais adotadas na Laje L2, a partir do modelo com as nervuras houve uma redução significativa dos deslocamentos, atendendo as verificações de deslocamentos excessivos.

Após habilitar o uso de nervuras transversais nas lajes Pré-fabricadas 1D, o programa permite que o usuário edite individualmente estas configurações em cada laje. Na janela de edição da laje, clicando sobre o botão Grelha há uma seção Pré-fabricadas 1D onde é possível adotar uma configuração de nervuras individual para o elemento.

Através dos exemplos propostos é possível verificar a aplicação de nervuras transversais em Lajes Pré-fabricadas 1D para resolução de erros de dimensionamento e deslocamentos excessivos. Existem outras soluções para este tipo de situação, sendo função do projetista a análise de tais soluções e estudo de viabilidade das mesmas.