Pranchas

Inclusão do detalhamento do projeto na prancha da plataforma AltoQi Builder

Para a plataforma AltoQi Builder, o detalhamento corresponde a uma parte agrupada do desenho e pode representar, de um modo geral, um corte, detalhe, detalhe isométrico ou ainda, a planta baixa de um croqui de projeto.
No processo de geração das pranchas, os detalhamentos selecionados pelo usuário são apresentados automaticamente nas folhas. Contudo, é comum a necessidade de inserção de um detalhamento específico, sobretudo depois de alterada a representação do detalhamento na prancha entre unifilar ou bifilar realista, configuração melhor descrita no artigo Configuração da representação de detalhamentos nas pranchas.
 

 
Para esse procedimento, faz-se uso do comando Inserir do projeto, que permite incluir na prancha já gerada detalhamentos que fazem parte do projeto, como mostrado nos passos seguintes:
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar e selecione o comando Gerenciador de pranchas;
  1. Na janela Pranchas apresentada à direita da tela, dentro da pasta Desenhos, dê um duplo clique na folha que deseja inserir um detalhamento. Para este exemplo, selecionou-se a Folha 1 do pavimento Tipo - VI;
  1. Com a folha aberta no ambiente de CAD do programa, acesse novamente a guia Elementos, grupo Detalhamentos, e selecione o comando Inserir do projeto, como destacado na figura abaixo.
 
Ao acionar o comando, será aberto o diálogo Inserir do projeto contendo uma árvore semelhante à janela Edificação.
  1. Selecione o detalhamento escolhido para inserir na prancha. Neste exemplo, escolheu-se o detalhe isométrico H49 do croqui de projeto Hidráulico;
  2. Clique em OK;
  1. Perceba que o detalhamento acompanhará o cursor do mouse para posicionamento na folha da prancha. A mensagem "Inserir detalhamento - Posição" será apresentada na barra de comandos inferior. Defina a posição do detalhamento, como ilustrado na figura abaixo.
 
Com o procedimento apresentado neste material, será possível inserir detalhamentos do croqui de projeto diretamente na prancha já gerada.