Hidrantes

Como é calculada a perda de carga do último trecho da planilha de pressão dos hidrantes?

O módulo Incêndio da plataforma AltoQi Builder permite a geração de planilhas de pressões do sistema projetado. Considerando uma rede de hidrantes, é possível conferir o resultado do seu dimensionamento trecho a trecho.

Neste artigo, será explicado como é calculada a perda de carga do último trecho da tubulação de recalque.

Observação: Para gerar uma planilha de pressões, recomendamos a leitura do artigo Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.

Na planilha de pressões, a perda de carga em cada trecho é calculada pela multiplicação dos valores das colunas comprimento total (Total) e perda de carga unitária (J). Porém, no último trecho de recalque, a perda de carga é calculada de maneira diferente dos demais.

A imagem abaixo mostra a tabela de cálculo dos trechos de recalque de uma planilha de pressões que será utilizada como exemplo neste artigo.

Perceba que no último trecho de recalque da imagem acima, trecho 3-4, o comprimento do conduto está zerado, pois apenas o hidrante é considerado. Isto é, a passagem da água pelo esguicho do hidrante representa o último trecho da planilha.

O comprimento equivalente dos hidrantes trata-se do comprimento equivalente de um registro globo de 2 1/2" (65 mm), resultando o valor de 20 m, segundo bibliografias tomadas como referência.

Até a saída d'água, também deve-se considerar as perdas de carga da mangueira e do esguicho. Tais valores estão localizados na tabela Altura manométrica na mesma planilha de pressões, como mostra a imagem abaixo.



Observação: Para saber como são calculadas as perdas da mangueira e do esguicho, respectivamente, recomendamos a leitura dos artigos Perda de carga na mangueira associada ao hidrante no projeto de incêndio e Perda de carga no esguicho associado ao hidrante no projeto de incêndio.

Considerando as informações acima, temos que o cálculo da perda de carga no último trecho é obtido da seguinte maneira:

Logo, a conferência dos valores apresentados nas tabelas anteriores, exemplificadas neste artigo, é mostrada a seguir:

A partir das informações apresentadas neste artigo, será possível compreender o resultado da perda de carga do último trecho das planilhas de pressões nos projetos com rede de hidrantes.