Outros

Como exportar o projeto do Eberick para o SAP2000?

A integração com o SAP2000 permite que os resultados emitidos pelo Eberick possam ser verificados por esta plataforma, possibilitando sua validação por outro software especializado em análise estrutural. Além disso, facilita que análises mais refinadas, necessárias para situações não usuais de projeto, sejam realizadas neste programa, sem necessidade de relançar o modelo.

Neste artigo, apresento os passos necessários para realizar a exportação do modelo de seu projeto do Eberick em um formato interpretado pelo SAP2000.

Observação: Para que seja possível realizar a exportação do modelo do seu projeto, é preciso que ele esteja processado sem erros pela Análise Estática Linear.

Para iniciar a exportação, acesse o comando Arquivo - Exportar - Exportar modelo SAP2000.


Na janela que se abre, é possível selecionar quais modelos serão gerados pelo Eberick, dentre as seguintes opções:


  • Pórtico unifilar: gera o modelo unifilar da estrutura, substituindo os elementos lineares por barras
  • Grelha das lajes: gera as grelhas das lajes, separadas por pavimento, sendo possível escolher quais pavimentos serão exportados
  • Grelha das escadas: gera as grelhas das escadas, também de acordo com os pavimentos selecionados

Além disso, é possível configurar as propriedades definidas para os elementos dos modelos exportados, de acordo com as seguintes possibilidades:

  • Exportar seções: com esta opção habilitada, os elementos serão exportados como barras com o tipo de seção e suas dimensões de acordo com sua origem no Eberick, sendo a área e inércias calculadas diretamente pelo SAP2000, de acordo com a seção transversal. Ao marcar esta opção, o modelo também será exportado sem a consideração da hipótese de diafragma rígido feita pelo Eberick. Caso esteja desmarcada, as barras serão exportadas em formato genérico, com suas propriedades da seção transversal configuradas conforme calculado pelo Eberick.
Observação: Divergências entre o modelo estrutural do Eberick e do  SAP2000  podem surgir devido a diferenças no cálculo das inércias feito pelos dois softwares, ocasionando também diferenças nos resultados da análise.
  • Exportar coeficientes redutores das seções: caso esteja habilitada, as seções são exportadas com os coeficientes que alteram a rigidez axial, à flexão, à torção e ao cisalhamento, configurados em Estrutura - Configurações - Projeto - Análise, os quais foram considerados pelo modelo do Eberick. Com esta opção desmarcada, esses coeficientes são exportados com valor igual a 1

Juntamente às opções selecionadas anteriormente, sempre serão exportados os casos de carregamento e as combinações de ações presentes no projeto do Eberick.

Após configurar seu modelo conforme desejado, pressione OK nesta janela. Em seguida, o programa solicitará qual a pasta de destino para os arquivos do SAP2000. Confirme o diretório desejado para que os modelos sejam gerados e armazenados na pasta selecionada.

Os arquivos gerados pelo Eberick possuem formato .$2K e podem ser abertos pelo SAP2000 por meio do comando File - Import - SAP2000 .s2k Text File.



Observação: O modelo exportado pelo Eberick não possui o peso-específico dos materiais configurados. Para realizar qualquer tipo de análise dinâmica ou modal da estrutura, será necessário configurar estes parâmetros nas propriedades dos materiais no SAP2000.