Tubos

Configurações para o dimensionamento dos coletores prediais de esgoto

O dimensionamento dos coletores prediais e dos subcoletores de esgoto é realizado seguindo os diâmetros recomendados na Tabela 7 da NBR 8160/1999, em que é considerada a contribuição de efluentes suportada pelo tubo, medida em Unidades de Hunter de Contribuição (UHC), em função das declividades mínimas.

Observação Mais detalhes sobre o dimensionamento dos coletores prediais e de outros condutos da rede esgoto são abordados no artigo Dimensionamento dos tubos de esgoto no projeto sanitário.
 
Como define a norma, em projetos residenciais, na soma das contribuições (UHC) são considerados apenas os aparelhos sanitários de maior descarga de cada banheiro. Nos demais casos, são considerados todos os aparelhos sanitários contribuintes.
Para configurar o valor da maior contribuição UHC a ser admitido em cada banheiro, proceda com os passos a seguir:
  1. Acesse o menu Arquivo e selecione a opção Configurações...;
  1. Na janela Configurações, acesse a aba Sanitário - Dimensionamento - Esgoto;
  2. No grupo Edificação, informe o valor da Maior contribuição do ambiente (U.H.C), como destacado na figura abaixo.
  1. Clique em OK para concluir o procedimento e atualizar as alterações.
Após realizar os passos supracitados, para que as alterações de dimensionamento sejam aplicadas, execute o comando Processar, conforme ensina o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.
A partir das configurações aplicadas neste artigo será possível obter o dimensionamento dos tubos coletores prediais e subcoletores de acordo com a NBR 8160/1999.