Relatórios

Como converter os relatórios do AltoQi Builder para PDF através dos editores de texto?

Uma das principais funções da plataforma AltoQi Builder diz respeito à geração automática de relatórios, como memoriais descritivos, planilhas de pressões, verificações, entre outros. Neste artigo será discutido como tais relatórios podem ser convertidos para o formato PDF utilizando softwares editores de texto (Microsoft Word, Libre Office).

Observação: Para conhecer quais os principais relatórios gerados pelo programa AltoQi Builder, recomendamos a leitura do artigo Relatórios gerados no AltoQi Builder.

Como converter os relatórios para o formato PDF?

O formato dos relatórios é pré definido como HTML (Interno), em que estes são abertos e visualizados dentro do próprio programa. Contudo, para converter os relatórios para o formato PDF, será necessário que estes sejam gerados externamente ao programa.

Geração do relatório

A geração dos relatórios externos ao programa torna-se possível quando o formato deste corresponde ao DOCX nas configurações do AltoQi Builder.

Observação: O procedimento de alteração do formato de um relatório está detalhado no artigo Como alterar o formato dos relatórios?.

  • Acesse o menu Arquivo e selecione a opção "Configurações...";

  • Na janela Configurações que será apresentada, selecione a aba Sistema;
  • No grupo Relatórios apresentado à esquerda da janela, dentro do subgrupo Visualização, defina o campo Formato para DOCX (WINWORD), como mostra a figura a seguir;

  • Clique em OK para aplicar o novo formato.
  • Gere um novo relatório. Neste exemplo será gerada uma planilha de pressões, tomando como referência o artigo Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?;
  • O relatório será aberto no editor de texto padrão do computador. Neste exemplo, utilizou-se o editor LibreOffice Writer, por ser gratuito e de fácil acesso a todos.

Exportação do relatório

Depois de gerado o relatório externo ao programa, será necessário convertê-lo para o formato PDF.

Observação: Caso você utilize o software Microsoft Word, o procedimento específico para salvamento do arquivo como PDF pode ser verificado na página da Microsoft: Salvar ou converter em PDF ou XPS.

  • No LibreOffice Writer, acesse o menu Arquivo e selecione a opção "Exportar como...";
  • Em seguida, clique em "Exportar como PDF...", como indicado na figura abaixo.

Com estes dois procedimentos será possível converter os relatórios gerados no AltoQi Builder para o formato PDF.