Lançamento automático

Por que a opção "Lançar" aparece inativa para efetuar o lançamento hidráulico automático?

Nos projetos hidráulicos realizados na plataforma AltoQi Builder é muito comum a utilização dos lançamentos automáticos, pois facilitam e agilizam o lançamento do projeto como um todo. Contudo, em certos casos o comando "Lançar" fica inativo, impossibilitando este lançamento.

Observação: Em caso de dúvidas de como efetuar tal lançamento, recomendamos os artigos Como efetuar o lançamento hidráulico automático? e Como efetuar o lançamento sanitário automático?.

A opção "Lançar" pode ficar inativa quando não há nenhum esquema de lançamento cadastrado com as informações que foram preenchidas nos filtros a esquerda, portanto, deve-se garantir que todos os filtros tenham sido preenchidos corretamente, ou mesmo que há esquema de lançamento para a situação desejada.

A seguir serão abordadas as principais situações que tornam o comando "Lançar" inativo.



Observação: Em último caso, pode-se cadastrar um novo esquema de lançamento como ensina o artigo Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.


Verificação dos filtros de lançamento 

A verificação dos filtros de lançamento pode ser realizada seguindo-se os procedimentos a seguir.

  • Com um detalhe isométrico aberto, acesse a guia Lançamento, e localize o grupo Lançamento Hidráulico;

Material selecionado para a rede "Água fria"

A situação mais comum ocorre ao preencher o filtro para o material da água fria, como "PVC Rígido roscável" ao invés de "PVC Rígido soldável", como destacado na figura abaixo. Todos os esquemas do cadastro padrão do programa, contemplados por água fria e água quente (AF + AQ), utilizam o material "PVC rígido soldável". 

  • Altere o material da água fria. Perceba que a opção "Lançar" volta a ficar disponível, como mostra a figura abaixo.


Observação: Se deseja efetuar o lançamento automático com tubos de PVC rígido roscável, será necessário criar um novo esquema de lançamento, como apresentado no artigo Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.


Esquemas sem registro geral

O filtro "Reg. Geral" se configurado como "Sem" também pode deixar o comando "Lançar" inativo, como mostrado na figura abaixo:

  • Altere o filtro "Reg. Geral" para "Com" e perceba que o comando "Lançar" será ativado:


Filtros de lançamento estão conforme o desejado

Se mesmo após preencher todos os filtros adequadamente ainda não for encontrado um esquema de lançamento disponível, é possível editar ou criar novos esquemas de lançamento no cadastro do programa, como ensina o artigo Como cadastrar um novo esquema de lançamento no Módulo Hidrossanitário?.

Com as verificações descritas neste artigo será possível solucionar os casos mais comuns que fazem com que o comando "Lançar" fique inativo para efetuar lançamentos automáticos.