Lâmpadas e comandos

Como lançar lâmpadas comandadas por minuteria e pulsadores de campainha

Em projetos elétricos, é comum a necessidade de manter um grupo de lâmpadas acesas por um período definido de tempo, por exemplo: nos corredores de andares de prédios, ante-salas, garagens etc. Este lançamento pode ser realizado utilizando minuterias

O módulo Elétrico possui um esquema de ligação cadastrado que permite que lâmpadas sejam comandadas por 1 Minuteria de toque (ou 1 Minuteria modular) + N Pulsadores de campainha.




ObservaçãoQuando a opção Apenas comando está habilitada em uma Ligação, ao dimensionar um circuito que utilize o esquema cadastrado, o trecho definido por essa ligação não será contabilizado na determinação da queda de tensão.

Lançamento das lâmpadas

O primeiro procedimento que deve ser realizado é o lançamento das lâmpadas, portanto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição;
  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Lâmpada;

  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;
  • Determine o Ponto diretor e pressione Enter para encerrar o comando;
  • Repita esse procedimento para lançar a quantidade de lâmpadas desejadas.

Lançamento da minuteria

O próximo passo consiste em lançar a minuteria, portanto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Média;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, comando Ponto - Outros pontos de comando - Minuteria de toque;


Observação Neste exemplo realizaremos o lançamento de uma minuteria de toque. Se desejar utilizar uma minuteria modular esta deverá ser inserida como um componente dentro do quadro. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como inserir componente em um quadro elétrico.
  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;

  • Determine o ponto diretor;
  • Para definir o comando, clique em todas as lâmpadas que essa minuteria acionará com o cursor de mira e pressione Enter.

Lançamento dos pulsadores de campainha

O próximo passo consiste em lançar os pulsadores, portanto:

  • Acesse a guia Lançamento, grupo Rede e defina a Posição - Média;

  • Ainda na guia Lançamento, acesse o grupo Pontos, botão Pulsador de campainha;

  • Defina o ponto de inserção;
  • Na janela Peça, selecione a peça e a simbologia;

  • Determine o ponto diretor;
  • Para definir o comando, clique em todas as lâmpadas que esse pulsador acionará com o cursor de mira e pressione Enter;
  • Repita este procedimento para inserir a quantidade de pulsadores desejada.

Definição do circuito

Após  realizar o lançamento das lâmpadas, da minuteria e dos pulsadores, deve-se definir o circuito. Para isso, realize o seguinte procedimento:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador selecione o QD, clique com o botão direito do mouse e selecione Adiciona circuito;

  • No diálogo Propriedades dos circuitos determine as propriedades desejadas;
  • Selecione o Esquema F+N ou F+F;
  • Clique em OK;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse no circuito recém criado e selecione Definir Circuito;

  • Selecione no croqui as lâmpadas que pertencerão a esse circuito e pressione Enter;
  • Responda Sim a pergunta "Existem pontos não selecionados no comando "x". Para aplicar o circuito nesses pontos, esse comando e seus pontos precisam ser movidos para o circuito "n". Deseja fazer isso?".

Após realizar estes procedimentos, as lâmpadas, a minuteria e os pulsadores estarão lançados. Para finalizar deve-se realizar a ligação dos condutos entre os pontos e Processar seu projeto.

Observação: Para o lançamentos dos condutos conectando os pontos, recomendamos a leitura dos artigos Lançamento automático dos condutos e Como lançar os condutos manualmente no projeto Fiação?. Para Processar o projeto, recomendamos a leitura do artigo Como processar o dimensionamento no módulo Elétrico do AltoQi Builder