Recursos de CAD

Seleção e anulação de múltiplos elementos ou elementos sobrepostos no desenho

É comum que, ao clicar sobre uma região que contenha mais de um elemento, todos aqueles contidos nessa mesma posição sejam selecionados, o que torna complicada a seleção de apenas um elemento. 

Para casos de seleção de múltiplos elementos, ou ainda, de elementos sobrepostos no desenho, o programa AltoQi Builder dispõe de funcionalidade que permite a seleção de apenas um item dentre os selecionados.

Seleção de um item

Para definir a seleção de um item, a partir dos casos acima, prossiga com os passos indicados na sequência.

  • Mantenha a tecla <Alt> pressionada no momento da seleção.

Perceba que o diálogo Seleção (1 de X) será apresentado, com o número de itens selecionados.

  • Fazendo uso dos comandos de navegação pelo diálogo (botões ), defina o item que deseja manter selecionado;
  • Clique em OK para confirmar a seleção desse item.

Anular a seleção outros itens

Tendo selecionado vários elementos, pode-se remover itens que não devem fazer parte da seleção. Para isso, prossiga com os passos indicados na sequência.

  • Depois de selecionados os múltiplos elementos, mantenha a tecla <Shift> pressionada;

  • Clique sobre os itens que deseja anular a seleção, para que sejam mantidos selecionados apenas os itens necessários. Na figura abaixo, manteve-se apenas um registro selecionado.

Observação: Para situações em que, dentre os múltiplos elementos selecionados alguns desses estiverem sobrepostos, para anular a seleção de um item que está sobreposto, pressione as teclas <Alt> e <Shift> simultaneamente. O diálogo Seleção (1 de X) será aberto para escolha do elemento que deseja remover da seleção.

Com o procedimento acima será possível escolher qual o elemento se deseja manter selecionado e quais deseja remover quando da ocorrência de seleção múltipla.