Simbologias

Por que a nova simbologia criada e associada a uma peça aparece deslocada?

Na plataforma AltoQi Builder as peças são representadas por símbolos que podem ser criados ou editados pelo usuário, conforme ensina o artigo Criação de simbologia no AltoQi Builder. Porém, após efetuar o lançamento da peça em questão, tal simbologia pode aparecer deslocada em relação a posição esperada, como destacado em vermelho na figura abaixo.

Esta situação pode ocorrer devido a diferentes motivos que serão listados neste material:

  1. O ponto de referência não foi definido corretamente
  2. Preenchimento das informações de "Representação" no cadastro de peça
  3. Preenchimento das informações de "Entradas" no cadastro de peça

1. O ponto de referência não foi definido corretamente

Na criação de uma nova simbologia, seguindo os passos do vídeo publicado no artigo Criação de simbologia no AltoQi Builder, é solicitado um "ponto de referência". Esse ponto de referência será responsável por posicionar o símbolo exatamente no ponto de conexão em que a peça está sendo lançada.

Na situação ilustrada anteriormente, retirando-se o joelho, pode-se observar que o ponto de conexão fica exatamente no encontro do eixo central dos dois condutos, como mostra a figura abaixo.

Portanto, o ponto de referência da simbologia do Joelho de 45, usado de exemplo neste artigo, deve estar posicionado no eixo que passaria pelo centro da peça.

A imagem abaixo mostra uma simbologia com o ponto de referência (ponto vermelho) fora do eixo (deslocado), à esquerda da imagem, e uma simbologia com o ponto de referência no eixo (correto), à direita da imagem.

Observação: O ponto de referência do símbolo de uma peça pode ser verificado na parte inferior da janela Peça, no momento de definição da peça (artigo  Definindo as peças do projeto no AltoQi Builder).

Para que o ponto de referência seja corrigido, deve-se repetir os passos apresentados no vídeo do artigo  Criação de simbologia no AltoQi Builder.
ObservaçãoPara capturar com precisão o novo ponto de referência, no momento de sua criação, pode-se posicionar o símbolo da peça exatamente em cima do "ponto de conexão", no encontro dos dois condutos.

2. Preenchimento das informações de Representação no cadastro da peça

Ao longo do cadastro de uma nova peça, há cinco campos referentes à Representação da peça no desenho que podem resultar em um posicionamento indesejado para a simbologia.

Observação: Para compreender o significado associado a cada campo e como alterá-los, recomendamos a leitura do artigo Como preencher as informações de Representação no cadastro da peça.

3. Preenchimento das informações de Entradas no cadastro da peça

Caso a peça não esteja especificamente deslocada como tratado nos dois itens anteriores, mas sim rotacionada, como ilustrado na figura abaixo, é necessário realizar um ajuste nas informações de Entrada do cadastro da peça.

Para isso, acompanhe as orientações do artigo Exemplo: Corrigindo a indicação de possível peça inadequada por geometria devido ao ângulo nos projetos hidrossanitário, gás e incêndio.

Através dos assuntos tratados neste artigo, será possível identificar o motivo do posicionamento deslocado da simbologia da peça e realizar a correção conforme as alternativas supracitadas.