Integração entre os programas
  1. AltoQi Suporte
  2. Alvenaria
  3. Integração entre os programas

Como associar o projeto de alvenaria com o Eberick

O uso integrado do Eberick e do QiAlvenaria permite que sejam lançadas edificações com pavimentos de alvenaria estrutural, com toda a modulação e elevações detalhadas pelo QiAlvenaria, e com a análise estrutural e dimensionamento de todos os elementos de alvenaria e concreto armado pelo Eberick.

Neste artigo, veremos como deve ser feita a exportação do projeto de alvenaria para o Eberick, a fim de elaborar integralmente seus projetos de alvenaria.

Conforme visto no artigo anterior desta série, é essencial que as paredes tenham suas resistências configuradas de acordo com seus valores de projeto. Do contrário, caso exista alguma classe de parede da composição utilizada no projeto com valor da resistência igual a 0 (zero), o programa irá emitir o aviso "Resistência de prisma não definida".

Como exportar o projeto de alvenaria para o Eberick

Assim que o projeto de alvenaria estiver lançado e com suas propriedades definidas, pode-se iniciar a associação com o Eberick. Com seu projeto no QiAlvenaria aberto:

  • Acesse a janela de Edificação com o comando Elementos - Acessar - Edificação;
  • No botão Projeto, selecione a ferramenta Exportar projeto de Alvenaria:


Por meio deste comando, o QiAlvenaria irá agrupar todas as informações necessárias em um arquivo de projeto que pode ser interpretado pelo Eberick. Este arquivo será armazenado na pasta "Projeto Eberick", localizado na pasta do seu projeto de alvenaria. Para acessar este projeto com o  Eberick, utilize o comando  Arquivo - Novo - Novo projeto de alvenaria estrutural.

Na janela Associar novo projeto, selecione o arquivo com nome correspondente ao seu projeto de alvenaria. Se necessário, localize a pasta do projeto clicando em . No exemplo abaixo, foi localizado o "Projeto de alvenaria" lançado no QiAlvenaria e salvo no diretório Documentos -> Projetos:


ObservaçãoNeste momento, será criado um arquivo de projeto do Eberick (com extensão .PRJ) na pasta "Projeto Eberick", criada automaticamente dentro da pasta que compõe o projeto do QiAlvenaria. É este arquivo que deve ser aberto toda vez que você desejar dar continuidade ao seu projeto no Eberick, localizando a pasta do projeto conforme demonstrado no artigo Como abrir um projeto no AltoQi Eberick?.

Ao finalizar a associação do projeto de alvenaria, serão criados os pavimentos correspondentes, sendo que o programa atribuirá a eles as mesmas propriedades definidas no QiAlvenaria. Na janela de Edificação, os pavimentos de alvenaria são indicados pelo ícone .


Com o projeto associado, será possível alterar algumas propriedades dos elementos de concreto armado, inserir cargas e, também, lançar o pavimento de transição da estrutura, conforme veremos no próximo artigo.

Após finalizar a análise e dimensionamento do projeto no Eberick, ou ainda, caso necessite editar o lançamento das paredes de alvenaria, é preciso seguir a sequência de passos indicadas no artigo Como alterar o projeto de Alvenaria após associá-lo com o Eberick para retornar seu projeto ao QiAlvenaria, garantindo que nenhum progresso do projeto seja perdido.