Tubos

Lançamento de tubos sanitários paralelos que se ligam nas caixas de passagem

Os tubos de esgoto conectados às caixas de passagem podem receber elevadas contribuições, tornando-se necessário o uso de tubos com grandes diâmetros. Em certas situações, os diâmetros máximos dos tubos comercializados não são suficientes para suportar tal vazão, ou não há espaço para instalação de tubos com elevados diâmetros, pode-se então optar por instalar trechos paralelos, dividindo a contribuição que passa por cada um destes.

 
Existem duas maneiras de considerar os trechos paralelos interligados às caixas de passagem no programa AltoQi Builder:
  1. Utilizando a propriedade "Repetições", que define quantas vezes um determinado tubo será repetido paralelamente;
  2. Lançando tubos paralelos entre si de forma manual.
A primeira opção é utilizada apenas para condutos que ligam duas caixas de passagem, enquanto que a segunda opção é utilizada para qualquer conduto que entre ou saia de uma caixa de passagem.
Para exemplificar os procedimentos realizados neste artigo, será usada a situação ilustrada na figura abaixo, em que já existe uma tubulação entrando na caixa (CE) e outra que conecta as duas caixas.

ObservaçãoPara compreender detalhadamente o processo de lançamento das tubulações, recomenda-se a leitura do artigo Exemplo: Lançamento manual no projeto sanitário.
  
Este artigo será dividido em dois procedimentos diferentes, um para as tubulações lançadas entre duas caixas de passagem, e o segundo para tubos que entram em uma única caixa.

Lançamento de tubos paralelos entre duas caixas

Neste procedimento será usada a opção " Repetições", localizada nas propriedades dos tubos sanitários.
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;
  1. No desenho, selecione a tubulação que conecta as duas caixas e localize o campo "Repetições" na janela Propriedades à direita;
  1. Altere o valor das Repetições com a quantidade desejada de tubos paralelos entre as caixas. Neste exemplo foi adotado o valor "3", e a imagem abaixo apresenta o resultado desta alteração;
  1. Pressione na tecla <ESC> para finalizar a edição.
Observação Vale ressaltar que na visão 3D do projeto as repetições não serão representadas, será exibido apenas o tubo principal.
 
Com os passos supracitados, torna-se possível lançar tubulações paralelas entre duas caixas de passagem.

Lançamento de tubos paralelos entrando em uma caixa de passagem

Nas situações em que os tubos entram paralelamente em uma caixa, como alternativa, é possível lançá-los conforme a imagem abaixo.
 
ObservaçãoCaso este lançamento seja realizado para tubos que estarão a jusante da caixa, isto é, saindo da caixa, é importante ressaltar que a contribuição (UHC) não será dividida entre os três tubos, mas será considerada a contribuição total para cada um deles.  
  Observação A elevação de cada entrada pode ser ajustada automaticamente pelo comando Aplicar Inclinação (Como aplicar inclinação nos tubos da rede sanitária?), para que os tubos fiquem dentro da caixa de passagem.

Por fim, é possível conferir o resultado deste lançamento na Visualização 3D , conforme a imagem a seguir.
  
  
De acordo com os procedimentos indicados neste artigo, é possível lançar tubulações sanitárias paralelas entre si que se conectam em caixas de passagem, mantendo o dimensionamento adequado proporcionado pelo programa AltoQi Builder.