Bomba hidráulica de incêndio

Diferença entre "Planilha de pressões" e "Pressão mínima"

É constante o emprego de bombeamento em sistemas hidráulicos de incêndio. Diante disso, a plataforma AltoQi Builder, a partir da janela Gerenciador, apresenta duas alternativas à geração automática do relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) quando no projeto de incêndio é utilizada a bomba: a Planilha de pressões e a Pressão mínima. Essas opções estão destacadas na figura a seguir.

Neste artigo será apresentado o procedimento para a geração de ambos os relatórios, bem como ilustrada a diferença de cenário analisado em cada uma das opções.

Observação: Antes de gerar a planilha de pressões da bomba hidráulica, é de extrema importância que a bomba já esteja definida, para isso, acompanhe o artigo Como definir a bomba hidráulica?. E que o lançamento esteja processado, isto é, tenha seu dimensionamento atualizado, para isso, acompanhe o artigo Como processar o dimensionamento no AltoQi Builder?.

Como gerar as opções da planilha de pressão?

  • Depois de consideradas as orientações acima, para gerar os relatórios supracitados, acesse a aba Operações - grupo Exibir e selecione o comando Gerenciador;

  • Na janela Gerenciador apresentada à direita da tela, localize o pavimento e respectivo projeto de incêndio em que a bomba hidráulica foi lançada. Neste exemplo, a bomba está no pavimento Térreo;
  • Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da bomba. Neste exemplo, a bomba selecionada é a Bh1;

  • Selecione o diálogo do relatório desejado, Planilha de pressões ou Pressão mínima. E, em seguida, clique na opção do grupo de hidrantes analisado, para o projeto de hidrantes, ou na área de operação, para o projeto de sprinklers;
  • A planilha de pressões correspondente será apresentada na sequência.
Observação: Para compreender mais sobre a geração de planilhas de pressões, de um modo geral, na plataforma AltoQi Builder, sugere-se a leitura do artigo  Como gerar o relatório da planilha de pressões (memorial de cálculo) das peças no projeto de gás, hidráulico e de incêndio?.


Diferença entre as opções para geração da planilha de pressão

Opção "Planilha de pressões"

O relatório Planilha de pressões da bomba apresenta os resultados à verificação das pressões do grupo de hidrantes analisado, ou mesmo da área de operação, considerando o funcionamento da bomba hidráulica escolhida.

Neste cenário, como exemplificado na figura abaixo, observa-se a tabela dos hidrantes analisados, que estão em uso simultâneo, os valores reais de vazão e pressão proporcionados pela bomba de incêndio aplicada.



  

Opção "Pressão mínima"

O relatório Pressão mínima apresenta os valores mínimos necessários ao funcionamento do sistema de incêndio. Neste cenário, como exemplificado na figura abaixo, observa-se nas tabelas os valores relacionados às vazões, pressões e perdas de carga admitindo o mínimo necessário para o funcionamento dos hidrantes em uso simultâneo, o que também seria aplicável aos sprinklers contemplados pela área de operação analisada.

Com o acompanhamento deste material, comparando os resultados apresentados no exemplo das figuras supracitadas, pode-se constatar a diferença entre o valor mínimo e o valor associado ao funcionamento da bomba definida em cada uma das alternativas para geração da planilha de pressão.