Dimensionamento

Como é calculado o fator de potência dos circuitos?

Um dos parâmetros utilizados no dimensionamento do projeto elétrico é o Fator de potência, que indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.

O valor do fator de potência calculado para cada circuito, terminal ou de distribuição, é apresentado no quadro de cargas.

O fator de potência exibido no quadro de cargas é obtido através da Potência total (W) e da Potência total (VA).

Potência total (W) é obtida somando a potência (W) de todas as peças associadas ao circuito. Esta informação é retirada diretamente do cadastro da peça.

Potência total (VA) é obtida somando a potência (VA) de todas as peças associadas ao circuito. A potência (VA) de cada peça é calculada da seguinte maneira:

Onde:

  •  = Potência, em VA;
  •  = Potência total, em W (informada no cadastro da peça);
Observação: Para as peças que possuem mais de uma tomada ou lâmpada, a potência (W) total da peça será a multiplicação da potência pela " Quantidade" e " Número de lâmpadas".
 
 
  •  = Rendimento (informado no cadastro da peça);
  •  = Fator de potência (informado no cadastro da peça).

Com estas duas informações calcula-se o fator de potência do circuito dividindo a Potência total (W) pela Potência total (VA).

Para exemplificarmos como este valor é calculado vejamos o circuito 1 exibido na primeira imagem deste artigo (quadro de cargas), que possui 2 lâmpadas LED de 10 W e 2 lâmpadas fluorescente de 22 W.

As peças utilizadas neste circuito possuem as seguintes informações cadastradas:

Como cada peça possui valores de potência, fator de potência e rendimento diferentes o programa calcula individualmente a potência (VA) de cada peça.

Neste caso, a potência (VA) de cada lâmpada de 10 W será:

A potência (VA) de cada lâmpada de 22 W será:

A potência total (VA) do circuito será:

A potência total (W) do circuito será:

O fator de potência do circuito será:

Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como o fator de potência dos circuitos é calculado.