Vigas

Como alinhar elementos desalinhados no AltoQi Eberick?

Durante o lançamento do projeto, é possível que algum elemento seja inserido com direção fora do alinhamento desejado para a estrutura, ocasionando em dimensões imprecisas para os detalhamentos ou inconsistências de análise. Para corrigir o alinhamento desses elementos, você pode utilizar as ferramentas abordadas neste artigo.

A fim de identificar essas situações, o AltoQi Eberick dispõe do comando Verificar alinhamento (botão ), disponível na guia Lançamento, grupo Outros. Por meio desta operação, o programa irá detectar, entre os elementos selecionados, ou entre todos os elementos (pressionando <Enter>), quais foram lançados com um provável problema de alinhamento. Essa verificação é válida tanto na direção horizontal, como na vertical, ou em função de um ângulo definido pelo usuário.

 
Observação: Por padrão, o ângulo base de projeto é definido como 0°, seguindo os eixos ortogonais de referência. Caso seja necessário trabalhar com elementos de direção não ortogonal, é possível alterar o ângulo base adotado pelo programa, conforme o artigo Como lançar uma estrutura fora de esquadro.
 

Caso algum problema de alinhamento seja apontado, é possível corrigi-lo pelos passos indicados abaixo, dependendo da direção de alinhamento necessária para o elemento.

  • Acesse o comando Lançamento - Outros - Alinhar elementos na horizontal (botão ) ou Alinhar elementos na vertical (botão ), dependendo da direção correta de alinhamento desejada
  • Selecione o elemento ou elementos que necessitam de ajuste em seu alinhamento e pressione <Enter>
  • Em seguida, o programa solicita um ponto de referência, que irá definir a posição final do conjunto. A partir deste ponto, os elementos selecionados serão alinhados em função do ângulo base.
Observação: Enquanto os demais nós dos elementos terão sua posição ajustada para corrigir o alinhamento, o ponto de referência se manterá no mesmo local. Usualmente, este ponto de referência é tomado como uma das extremidades do grupo de elementos alinhados.
 

Após finalizar o alinhamento, é possível que outros elementos associados a esses também sejam movidos. Isso ocorre pois o programa toma como base as posições dos nós finais e iniciais de cada viga ou barra para efetuar seu alinhamento. Assim, caso esteja conectado à outro elemento, o nó coincidente entre ambos também poderá ser alinhado.

Com os passos anteriores, é possível corrigir o lançamento de elementos desalinhados.